Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Bando de Teatro Olodum e blocos afro abrem Novembro Negro no TCA

2 minutos de leituraModo Leitura
Bando_de_Teatro_Olodum_e_blocos_afro_abrem_Novembro_Negro

Nesta sexta-feira, 1º de novembro, às 19h, o Teatro Castro Alves (TCA) será palco da abertura oficial do Novembro Negro, mês emblemático da luta pelos direitos da população negra. O evento tem como atração principal o Bando de Teatro Olodum e seu espetáculo “Tempos Negros: a legítima viagem”. As participações especiais ficam por conta da cantora Majur, dos blocos afro Ilê Aiyê, Olodum, Malê Debalê, Bankoma, Os Negões, além da Banda Erê e Banda Didá.

As apresentações serão antecedidas de intervenções artísticas no foyer do TCA.

Ao longo do mês o Governo do Estado, através da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi) e demais órgãos estatuais, realiza e apoia diversas atividades, tendo como ponto alto o 20 de novembro, instituído como Dia Nacional da Consciência Negra. A programação do mês, que pode ser acessada no site da Sepromi (www.sepromi.ba.gov.br), inclui seminários, eventos culturais, rodas de diálogo, campanhas, dentre outras ações.

A instituição do dia 20 de novembro – O dia 20 de novembro foi instituído como o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra” em alusão ao líder negro Zumbi dos Palmares, falecido neste mesmo dia, em 1695. A medida tem como base legal a Lei Federal 12.519/11, em atendimento à demanda histórica do movimento negro no Brasil, que elegeu a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no país. Zumbi liderou o Quilombo dos Palmares (União dos Palmares, Alagoas), comunidade formada por escravos fugitivos das fazendas no Brasil colonial. O quilombo também foi palco da luta pela liberdade de culto religioso e prática da cultura africana.

 

Serviço:

O quê: Bando de Teatro Olodum, Majur e blocos afro –  Espetáculo de abertura do Novembro Negro 2019.

Quando: Sexta-feira, 1º de novembro, às 19h.

Onde: Teatro Castro Alves (TCA)/Salvador-BA.

Preço popular dos ingressos: R$1 (inteira) e 0,50 (meia)

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *