Borboletas Filmes lança a série “Nós Somos Pares” em Salvador
Comédia dramática em quatro episódios, protagonizada por seis mulheres negras baianas, estreia no dia 29 de agosto na Saladearte CineMAM
A produtora e distribuidora Borboletas Filmes (@borboletasfilmes) anuncia o lançamento da série de ficção “Nós Somos Pares”, uma comédia dramática em quatro episódios de 30 minutos cada, que reflete sobre amizade, amor e o poder das relações humanas em meio às turbulências da vida. A temporada completa será lançada no dia 29 de agosto, sexta-feira, em Salvador, na Saladearte CineMAM, a partir das 18 horas, em uma programação especial que reúne exibição dos episódios, pocket show e coquetel. A programação é gratuita e aberta ao público.
O projeto, idealizado em 2018 e gravado em julho de 2024, tem como protagonistas seis atrizes baianas: Namíbia Santos, Iolanda Soares, Dandara de Jesus, Iracema Martins, Eva Andrade e Luiza Tavares. O argumento é assinado por Camila de Moraes, que também divide a autoria do roteiro com Elba Gamino, contando ainda com a consultoria da roteirista baiana Ceci Alves. Uma equipe inteiramente formada por mulheres negras.
“A importância de uma série que mostra mulheres negras como profissionais bem sucedidas é inegável e urgente. Por conta de um projeto colonial de supremacia branca, o acesso a recursos tecnológicos e funções no audiovisual ficou por muito tempo restrito a profissionais brancos, que muitas vezes foram responsáveis pela estigmatização da imagem dos negros em novelas e filmes. Desse modo, trata-se de uma ação política valorizar e incentivar produções que são roteirizadas e protagonizadas por profissionais negros, possibilitando narrativas reais, necessárias e empoderadoras. Acreditamos que desta forma é possível diversificar a cadeia do audiovisual brasileiro e garantir outras maneiras de apresentar histórias para um público que solicita por novas representatividades”, destaca Camila de Moraes, diretora da Borboletas Filmes.
Sobre a série e programação do lançamento
Com humor e emoção, “Nós Somos Pares” apresenta a força da amizade feminina em meio aos problemas do cotidiano. A história parte da união de seis protagonistas negras que convidam o público a refletir sobre amizade, empoderamento feminino e a importância de acreditar em si mesmo. Inspirada pela socióloga Lélia Gonzalez, a produção valoriza o nome e a história de cada personagem, reforçando identidades afirmativas no audiovisual brasileiro.
A série apresenta ao espectador o poder de acreditar em si mesma e nunca desistir de seus sonhos. A principal mensagem é o ato de permitir a participação social das mulheres fazendo com que tenham entendimento sobre seus direitos perante a sociedade.
O lançamento acontece no dia 29 de agosto de 2025 (sexta-feira), em Salvador, com uma programação que celebra a estreia da série:
- 18h – Abertura da Exposição da série Nós Somos Pares
- 18h20 – Pocket Show com Emillie Lapa e Samuel Borges
- 19h – Exibição dos 4 episódios da série Nós Somos Pares
- 20h50 – Coquetel de encerramento
Nós Somos Pares foi contemplado pelo edital SalCine, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Governo Federal.
SERVIÇO:
Lançamento da série “Nós Somos Pares”
Data: 29 de agosto (sexta-feira)
18h – Abertura da Exposição da série Nós Somos Pares
18h20 – Pocket Show com Emillie Lapa e Samuel Borges
19h – Exibição de 4 episódios da série Nós Somos Pares
20h50 – Coquetel de encerramento
Local: Saladearte CineMAM
Exibição gratuita e aberta ao público
Acompanhe em: @borboletasfilmes
SOBRE: Camila de Moraes é jornalista e cineasta. Assina a direção nos documentários “A escrita do seu corpo”(curta-metragem / 2016), “O Caso do Homem Errado” (longa-metragem / 2017). Idealizadora do projeto Circuito Filmes que Voam!, que através da Borboletas Filmes tem circulado por bairros periféricos de Salvador e região metropolitana, democratizando o acesso ao cinema brasileiro.
SOBRE: Borboletas Filmes é uma Produtora e Distribuidora de conteúdo audiovisual, voltada para realização, produção, distribuição e gestão de conteúdos culturais, com expertise acentuada para os conteúdos audiovisuais identitários.
