Aldeia Nagô
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Brasileiros ficam em pódio de competição portuguesa de games

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Criar um jogo, do zero, em até 48 horas. Foi esse o desafio que um time de jogadores brasileiros teve que encarar na “Mad Game Jam 2021”, concurso de jogos baseado em Portugal e realizado online. Com o desenvolvimento do game “Eusébio”, eles conquistaram o terceiro lugar da competição, além de terem recebido menção honrosa na categoria de “Design de Som”. Dois dos integrantes da equipe Capivaras do Maracatu Atômico são alunos do “Programa de Formação Continuada em Game

Design”, que inicia a Fase 7 (Noções básicas de Programação) no dia 6 de abril, com inscrições abertas para qualquer pessoa interessada no site benditas.art.br/gamedesign

As “game jams” acontecem regularmente, em escala nacional e internacional, e são uma expressão de um mercado que consegue articular formação teórica com aplicabilidade prática do conhecimento. São maratonas de desenvolvedores de jogos com o objetivo de criar um jogo desde os primeiros passos. O tempo de cada competição pode variar de 12 horas a alguns dias, presenciais ou online. As equipes devem seguir um mesmo tema, proposto pela organização de cada evento.

O baiano Bruno Cafezeiro e o carioca Fernando Sydenstricker são alunos do “Programa de Formação Continuada em Game Design” e compõem a equipe que chegou ao pódio da “Mad Game Jam 2021”. Eles apontam o diálogo com o mercado um dos pontos altos para exercitar habilidades técnicas, além de ocasião para networking com profissionais de áreas complementares. São oportunidades para iniciantes conhecerem mais sobre as dinâmicas da indústria de games, num simulado das etapas reais.

Bruno Cafezeiro conta que essa é a segunda “game jam” que participa, reforçando os eventos como espaços para aplicação dos conhecimentos aprendidos nas aulas. “Fazer um jogo em 48 ou 72 horas é uma tarefa complicada, mas proveitosa. Além disso, é também possível aprimorar games que saem de lá, criando portfólio. Vários jogos que nasceram em ‘game jams’, foram lançados depois no mercado”.

Fernando Sydenstricker acredita que eles se destacaram porque a equipe fez todo o processo, desde a conceção até à concretização do jogo, sem uso de assets de terceiros. “A programação, as animações em pixel art do ‘Eusébio’ (personagem jogável) e o cenário em 3D foram frutos dos membros da equipe. O grupo se reuniu e identificou os gargalos de cada integrante e o que poderia ser executado no tempo da competição”, explica sobre os pontos altos na estratégia do grupo.

Novas fases

No dia 6 de abril, terça-feira, o “Programa de Formação Continuada em Game Design” inicia a Fase 7: “Noções básicas de programação’, com Diego Zabot, mestre em ciência da computação na área de interação humano-computador pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), com graduação em teorias e técnicas da interculturalidade pela Universidade de Trieste (Itália). Esta fase passeará por conceitos de algoritmos e linguagem de programação imperativas: instruções variáveis e constantes, tipos, operadores aritméticos e expressões, estruturas de seleção e repetição. O módulo segue até 16 de abril, de terça a quinta, com aulas online, das 18h30 às 22h30, totalizando 24h de carga horária. Pode ser obtido em 10x de R$35 ou, à vista, por R$297,50.

Já a Fase 8: “Introdução à Unity”, também ministrada por Diego Zabot, acontecerá entre 26 de abril e 6 de maio, segunda a quinta, das 18h30 às 22h30. O programa desta etapa abordará o desenvolvimento de jogos na prática, através de experiências práticas de construção, manipulando objetos, iluminação e comportamentos na ferramenta Unity. É possível participar com o pagamento em 10x de R$35 ou, à vista, por R$297,50.

O professor das fases atua, desde 1998, na área de informática, em diferentes institutos e escolas da Itália. Desde 2015, integra o Grupo do Programa Permanente de Extensão Onda Digital. Diego Zabot tem experiência nos temas de programação web, jogos analógicos e digitais, raciocínio computacional e acessibilidade.

O “Programa de Formação Continuada em Game Design”, iniciado na modalidade completa em agosto de 2020, de forma remota, segue com as inscrições abertas para os interessados nas fases avulsas. Cada fase da formação garante emissão de certificado. Mais informações sobre o programa disponíveis no site: benditas.art.br/gamedesign

“Programa de Formação Continuada em Game Design”

Fase 7 – “Noções básicas de programação” e Fase 8 – “Introdução à Unity”

Quando: abril a maio de 2021, com aulas online e ao vivo

Inscrições em: benditas.art.br/gamedesign

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