Cachaças Artesanais Baianas ganham destaque em festival
De 12 a 17 de dezembro, Salvador vai experimentar o que há de melhor no mais antigo produto desenvolvido em território brasileiro, a cachaça. O Festival Moagem – “Harmonizar com Arte de Alambique” – acontece em seis restaurantes da cidade tendo as cachaças artesanais como tema e com destaque para os produtos de alta qualidade produzidos na Bahia.
Pratos especiais produzidos com cachaça pelos chefs de cada casa, drinks e doses das melhores marcas baianas, serão acompanhados das dicas e orientações da Cachacière (uma sommelière dedicada a cachaça) Isadora Bello Fornari, uma das mais requisitadas especialistas no assunto em todo o país.
O Moagem é uma realização da importadora de Cachaças Espanhola Engenho Brasil, liderada pela hispano-baiana Presentación Gonzalez e seu sócio, o turismólogo Cássio Carmo, ambos aficionados pela arte dos alambiques. A ideia é valorizar a principal bebida nacional e elevá-la ao patamar dos grandes destilados mundiais entre os próprios brasileiros. Participam da programação restaurantes de diversos estilos gastronômicos, a fim de demonstrar a versatilidade da cachaça nas mais diversas apresentações e combinações harmônicas, bem como a possibilidade que o destilado tem de agradar a uma ampla gama de consumidores.
O público vai poder escolher entre o consumo avulso ou participar do jantar harmonizado e orientado por Isadora Bello Fornari, para aprender as melhores formas de apreciação da cachaça e sobre a sua harmonização com os alimentos e outras bebidas. Os integrantes do Festival, na sequência do roteiro a ser seguido por Isadora, são: o Pysco, no bairro do Santo Antônio; Amado, no Comércio; Origem, na Pituba; Porto Bardawe, no Imbuí; La Taperia; e Santa Maria, Pinta y Nina, ambos no Rio Vermelho.
Para acompanhar o jantar exclusivo, que inicia sempre às 20 horas, é necessário inscrever-se previamente. A cada noite, Isadora visitará um dos restaurantes participantes e receberá apenas 20 pessoas. É possível também comprar um pacote para acompanhar todo o roteiro ao longo dos seis dias de evento. Durante as tardes, o Moagem vai levar Isadora para treinar as equipes de atendimento dos restaurantes e qualificá-las com informações sobre a bebida como história, método de produção, modos de servir, vocabulário específico, análise de qualidade, e a própria harmonização.
SERVIÇO:
Festival Moagem – Harmonizar com Arte de Alambique
De 12 a 17 de dezembro – Salvador
Cachaças Artesanais Baianas: Serra das Almas, Chapada Diamantina, Caraguataí, Matriarca, Rio do Engenho e Abaíra
Realização: Engenho Brasil – Importadora e Exportadora de Bebidas
Jantares harmonizados (Roteiro):
12/12 – Pysco (Santo Antônio Além do Carmo)
13/12 – Amado (Comércio/ Contorno)
14/12 – Origem (Pituba)
15/12 – Porto Bardawe (Imbuí)
16/12 – La Taperia (Rio Vermelho)
17/12 – Santa Maria, Pinta y Nina (Rio Vermelho)