Candomblé no cinema, rap baiano e música africana no Soterópolis
O Soterópolis desta quinta-feira (26) fala sobre o documentário ”Família de Axé”, filmado em Salvador, que conta a história de um Pai de Santo baiano e de sua família afro descendente de sangue e de axé. O programa traz ainda o momento do Rap baiano em meio a pandemia, analisa a presença das mulheres no estado e fala dos principais nomes que surgem no cenário musical do gênero, e ainda uma reportagem especial sobre a música feita nos países africanos e no Brasil. A exibição é às 22h.
A equipe do programa conversou com a diretora do documentário “Família de Axé” Tetê Moraes e com Adauto e Lúcia, irmãos do personagem principal Alberto Santana que faleceu no ano passado. A história de Alberto Santana, Pai de Santo baiano e sua família afrodescendente de sangue e de axé (Filhos e Filhas de Santo) é contada através das festas e dos rituais do terreiro e da relação com a comunidade. O filme faz uma viagem no tempo revelando a luta da família para manter viva a cultura de seus ancestrais africanos e sua religião, o candomblé.
O programa entrevistou o editor do site Oganpazan Danilo Cruz, especializado em música independente e ainda conversou com os rappers Áurea Semiseria e Vandal sobre a produção musical em meio a pandemia. O gênero que nasceu nos Estados Unidos entre as comunidades afro-descendentes, traz um discurso rítmico com rimas e poesias. Este ano, na Bahia, o rap resistiu sem shows e atividades mas conseguiu produzir lançamentos e novidades por todo estado com uma diversidade grande de sons.
A equipe do programa ainda fez uma reportagem especial sobre música dos países africanos e a relação com a produção musical baiana. Entrevistou o angolano DJ Sankofa e o maestro Ubiratan Marques da Orquestra Afro Sinfônica que fizeram uma reflexão sobre a influência e semelhanças entre as produções dos dois lugares. Eles contam as suas experiências musicais e comentam sobre as relações criativas entre os países do continente africano e a Bahia.
O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.
Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
Serviço:
Programa Soterópolis
Quando: Quinta-feira (26), às 22h. Reapresentação: sexta-feira (27), às 19h e domingo (29), às 18h30
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline