Cantor Lazzo Matumbi ministra aula aberta no Laboratório Musical Rumpilezzinho
O Maestro Letieres Leite convidou o cantor Lazzo Matumbi para ministrar uma aula aberta ao público no Laboratório Musical Rumpilezzinho. O encontro do dono de uma das vozes mais poderosas da Música baiana com os jovens músicos acontecerá na próxima quarta-feira, dia 27 de setembro, das 16h às 19h, na Casa Rumpilezz (Rua Frei Vicente, nº14 Pelourinho). Aberto ao público interessado, o encontro busca promover a troca de experiências de músicos de referência na cena baiana com jovens e estudantes.
Dirigido pelo Maestro Letieres Leite, o Laboratório Musical Rumpilezzinho promove a formação de jovens músicos por meio do método UPB (nome que homenageia o Universo Percussivo Baiano), que reflete e observa a música de matriz africana como recurso para a educação musical brasileira.
Segundo Letieres Leite, o convite para Lazzo se deu por considerar o cantor um arranjador popular autêntico. “Ele faz a transmissão dos arranjos através da oralidade. Tive oportunidade de trabalhar com Lazzo e ver que ele criava os arranjos e transmissão para os músicos através da oralidade. Ele tem o domínio total da oralidade e não precisa dos procedimentos da música letrada para criar e passar os arranjos para cada instrumento”. Para o maestro, essa habilidade ímpar do artista é um dos exemplos da herança da musicalidade de matriz africana, onde a partilha de saberes e conhecimentos se dá sobretudo na oralidade.
Lazzo Matumbi – O menino que sempre se encantou com a música começou a carreira profissional em 1978, quando foi convidado para integrar o Ilê Aiyê, onde conheceu o trabalho de técnica vocal. “Foi ali que eu percebi que a minha voz poderia ser usada para emocionar as pessoas”, recorda-se. Nos anos 80, ele que era chamado de Lazinho do Ilê sai do grupo e trilha seu caminho solo. De lá para cá já se passaram oito álbuns gravados, o mais recente deles foi avaliado pela crítica musical como um dos 100 melhores CDs do Brasil no ano de 2013.
O Matumbi que adotou em seu nome, significa pedra sagrada, originária do rio nigeriano Niger. O artista vive uma busca pela sua origem e raízes ancestrais africanas, que tão bem se veem cantadas em sua voz poderosa.
Laboratório Musical Rumpilezzinho – O Laboratório Musical Rumpilezzinho promove a formação de um total de 75 jovens com idades entre 15 e 25 anos, tanto apresentando uma metodologia diferenciada de ensino de música, pensada a partir da matriz afro-baiana e suas ramificações, bem como a profissionalização e a multiplicação do conhecimento.
Esta é a terceira aula aberta ao público promovida e iniciativa integra o conjunto de ações que compõem o ano III do Laboratório Musical Rumpilezzinho, uma realização do Instituto Rumpilezz, contando com o patrocínio da VIVO e do Governo do Estado da Bahia, por meio do FAZCULTURA, da Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia.
Serviço
Aula Aberta do Laboratório Musical Rumpilezzinho
Letieres Leite convida Lazzo Matumbi
Dia 27 de setembro , das 16h às 19h
Na Casa Rumpilezz (Rua Frei Vicente, nº 14 Pelourinho – Prédio Anexo do Theatro XVIII)
Aberto ao público
Foto: Djalma Santos