Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Careta, quem é você? Eu, Gregorio!

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Careta_e_Gregorio

Como parte integrante da Flipelô+, janela da 3º edição da Festa Literária Internacional do Pelourinho (Flipelô), que acontece entre 7 e 11 de agosto, no Centro Histórico, o jornalista, escritor e cineasta Raul Moreira se uniu ao fotógrafo e galerista Alvaro Villela em uma casadinha que está dando o que falar: ambos vão autografar, no mesmo espaço, na Triângulo – Galeria & Café, dia 8 de agosto, a partir das 18h, seus respectivos livros, Eu, GregórioCareta, quem é você?

Como disseram os autores, apesar de produções distintas na forma e no conteúdo, uma vez que trafegam entre o romance a fotografia, ambos se sentem unidos dentro do espectro de uma mesma proposta: levar ao leitor a emoção do livro, do prazer tátil, do manusear o papel, uma tradição

que está se perdendo no Brasil, não apenas pela crise editorial, mas, também, pelo advento dos 140 caracteres das redes sociais e aplicativos.

“Só se constrói a consciência de um país por via da leitura, porque, se assim não for, restará a barbárie”, diz Raul Moreira, ideia que é corroborada por Alvaro Villela: “Não há mistério: ler é entender, é nos projetar e nos tornar capazes de discernir o que é melhor para cada um e para o coletivo”.

No lançamento na Triângulo – Galeria & Café, além dos autógrafos, os autores vão discorrer sobre suas respectivas obras. Alavro Villela vai falar da sua pesquisa sobre o universo do carnaval de Maragogipe, enquanto Raul Moreira vai ler um capítulo de seu romance e elucubrar a respeito do seu processo de criação.

Lançado em 2014, fruto de um edital patrocinado pela Secretaria de Cultura de Maragogipe em conjunto com a Secretaria de Cultura do governo da Bahia, Careta, Quem é Você? (Editora AV) é um livro fotográfico no qual encontram-se registros do carnaval de Maragogipe, que é tombado como patrimônio imaterial. Resultado de uma longa pesquisa do autor, chama a atenção as máscaras, fantasias e personagens de um mundo que parece manter o encanto de outrora, tudo em papel couchê e capa dura.

Fotógrafo documental contemporâneo e autor de diversas exposições no Brasil e no exterior, tais como A Natureza do Homem do Raso da Catarina (2006), que transformou-se em livro, e Faces(2017), vista em Salvador, Rio de Janeiro e Espanha, entre outras, Alvaro Villela mantém-se fiel à sua inquietude e desenvolve atualmente uma série de projetos que tem como objetivo capturar a alma de Salvador.

Por sua vez, Eu, Gregório (Editora Noir) é um livro que vem despertando furor entre público e crítica. Com boa saída nas livrarias do Rio de Janeiro e São Paulo, além de ter sido resenhado em vários jornais do Brasil, chama a atenção o fluxo narrativo, capaz de prender o leitor e torna-lo cúmplice do narrador, o gato Gregório.

Enviado de diversos veículos para a cobertura mundial da F-1 nos anos 1994, 1995 e 1996, ex-correspondente internacional de jornais como Folha de S.Paulo, Correio Braziliense, Estado de Minas, A Tarde, sediado na Itália, entre outros, autor dos filmes Dagoberto vai ao Paraíso(2010) e Somos Todos Zaire(2018), Raul Moreira, que é crítico de cinema, vive a expectativa do fechamento do contrato de venda dos direitos de Eu, Gregório no México, Argentina, Espanha e Itália, além de estar se dedicando ao seu novo romance.

Flipelô+

Careta, quem é você? Eu, Gregorio!

Lançamento duplo de Careta, Quem é Você, de Alvaro Villela, e Eu, Gregório, de Raul Moreira

Triângulo – Galeria & Café

08 de agosto – 18h

Rua das Laranjeiras – 36 – Pelourinho

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *