Cine Transpetro nas Comunidades chega na Bahia em agosto
Chega na Bahia, no mês de agosto, o Cine Transpetro nas Comunidades. A mostra de filmes promoverá sessões de filmes e oficinas de audiovisual para alunos do ensino fundamental e médio de escolas públicas de 140 municípios de 18 Estados brasileiros. Na Bahia, participam do projeto escolas dos municípios Candeias dia 13, São Sebastião do Passé dia 16, Simões Filho dia 19, São Francisco do Conde dia 23, e Salinas da Margarida dia 30.
O Cine Transpetro nas Comunidades transforma as salas de aula em um verdadeiro espaço lúdico do saber. Serão exibidos três curtas-metragens para alunos de até dez anos, dois médias e um longa para alunos a partir de quatorze anos, promovendo mais de trezentas sessões de filmes em salas de aula. Entre os filmes selecionados estão os curtas: A Natureza Agradece, Louise e lmagine uma Menina com cabelos de Brasil, os médias metragens Depois que Te Vi e A Câmera do João, além do longa Menina de Barro. Os filmes abordam temáticas como Direitos Humanos, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente e Sociedade, entre outros.
As sessões poderão ser potencializadas com debates entre alunos e professores, estimulando um espaço de troca e reflexões sobre questões de interesse abordadas nas obras exibidas.
O Cine Transpetro nas Comunidades realiza ainda oficinas de iniciação à criação cinematográfica, onde os alunos de 11 a 18 anos de idade aprendem técnicas de roteiro, direção, produção e edição e realizam um curta-metragem. Com isso, o projeto procura despertar o interesse de jovens pela produção audiovisual. “Além de proporcionar aos jovens as ferramentas de conhecimento e informação, o projeto também pretende instigá-los a pensar as ‘novas mídias’, estimulando o olhar interativo no uso dessas ferramentas digitais ‘cotidianas’ como expressão de cidadania”, diz a diretora-executiva do projeto, Luciana Boal Marinho.
Além da Bahia, a mostra passará pelos estados do Amazonas, Pará, Ceará, Maranhão, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Goiás, Sergipe, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná. O Cine Transpetro nas Comunidades tem patrocínio da Transpetro e faz parte do Cinema em Movimento, maior projeto de difusão do cinema nacional no Brasil, criado em 2000 pela produtora MPC Filmes.
Mais do que uma simples exibição de filmes, o Cine Transpetro nas Comunidades é um espaço de ampla comunicabilidade, constituindo-se um eficaz instrumento de divulgação e multiplicação de mensagens. Além da exibição do filme, possibilita uma série de atividades culturais e sociais, utilizando o audiovisual como ferramenta para a formação, a transformação social e a construção de uma consciência cidadã.
Sobre o Cinema em Movimento – Organiza circuitos de exibição gratuita de filmes de longa, média e curta-metragem, da recente produção audiovisual brasileira, em logradouros públicos, escolas e universidades das 27 unidades da federação. Com sessões ao ar-livre ou indoor, o projeto atua através de três circuitos: Circuito Praça, Circuito Escola e Circuito Universitário.
Circuito Escola – O programa é realizado dentro do calendário letivo. As sessões acontecem em salas de aula ou auditórios com o acompanhamento do professor, que recebe o material pedagógico, desenvolvido de forma a atender temas transversais definidos pelo Ministério da Educação de acordo com os PCN (Parâmetros Curriculares Nacionais) tais como: Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo e Cultura Jovem. Desta forma, os alunos são beneficiados com a oportunidade de ter acesso à cultura brasileira aliando o entretenimento à educação. O Circuito conta com tela widescreen de 210 polegadas, projetores de 2.000 ansilumens, caixas de som e tripés, que são acondicionados em uma unidade móvel fácil de transportar.
Filmes selecionados:
Para alunos até 10 anos de idade
A Natureza Agradece (BRASIL / 2018 / 14 min / Livre)
Sinopse: Bernardo vive em um pequeno rancho cheio de diversidade ambiental. Um dia, uma fábrica aparece colocando em risco toda a natureza.
Temática: Direito ao meio ambiente sustentável
Roteiro: Ana Maria Cordeiro
Edição: Renan Oliveira
Produtora: Mandra Filmes
Louise (BRASIL / 2017 / 05 min / Livre)
Sinopse: Durante uma brincadeira de futebol de rua entre quatro garotos, a bola é chutada para longe e cai parto de Louise e Bia. Juca corre para pegar a bola e percebe a habilidade das duas garotas para o futebol e as convida para brincar. Iago não aceita a participação delas, mas Louise não quer ficar fora do jogo.
Temática: Direito das mulheres.
Roteiro: Amanda Gomes, Andressa Fernades, Nathanael Cruz e Círculo de Cultura Surda.
Edição: Andressa Fernandes
Produtora Realizadora: Domingos Coelho e Luiza Camurça
Imagine uma Menina com Cabelos de Brasil (BRASIL / 2016 / 10 min / Livre)
Sinopse: O cabelo, fronteira final. Entre caretas e escovas, as viagens de uma menina em busca de aceitação.
Temática: Direito das crianças e do adolescente.
Roteiro e Edição: Alexandre Bersot
Produtora Realizadora: Alexandria – Animação em Boa Companhia
Para alunos de 10 a 14 anos de idade
Depois Que Te Vi (BRASIL / 2016 / 16 min /Livre)
Sinopse: Gustavo é um jovem autista que trabalha na farmácia do tio. Ele cumpre metodicamente sua rotina, mas isso muda quando ele sai para fazer uma entrega e vê uma menina passar de bicicleta. A partir daí, seu foco passa a ser essa nova paixão.
Temática: Direitos da pessoa com deficiência
Direção: Vinícius Saramago
Roteiro: Vinícius Saramago
Fotografia: João Casalino
Edição: Talita Ghivelder
Elenco: Jorge Hissa, Roberto Frota e Anna Julia Leite
Produtora: Revoar Filmes
A Câmera do João (BRASIL / 2017 / 22 min / Livre)
Sinopse: Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças.
Ficha técnica:
Direção: Tothi Cardoso
Roteiro: Tothi Cardoso
Edição: Maurélio Toscano
Elenco: Lucas Romão, Adilson Maghá, Neusa Borges e Valéria Vieira
Produtora: Dafuq Filmes
Para alunos a partir de 14 anos de idade
Menina de Barro (BRASIL / 2017 / 97 min / 14 anos)
Sinopse: Quando Diana (Rafaela Machado) descobre, ainda aos 12 anos de idade, que é superdotada e portanto muito mais avançada do que as outras pessoas na sua mesma faixa de idade, ela se esforça para se adequar ao ambiente no qual está inserida. Entre a ternura e a dureza, Diana decide que combaterá o bullying em sua escola, por mais que isso a gere problemas muito maiores do que já possuía.
Temática: Direito à vida e a integridade física / Direitos da criança e do adolescente.
Ficha técnica:
Roteiro: Vinícius Machado
Edição: Vinícius Machado, Jorge Neto e Thays Elinne
Produtora: OF Produção Cultural
Agenda de sessões:
Data: 13 de agosto
Município: Candeias
Escola Municipal Tércia Borges
Data: 16 de agosto
Município: São Sebastião do Passé
Escola Municipal Josiane Santos Conceição
Data: 19 de agosto
Município: Simões Filho
Escola Municipal Vereador Edulino Ribeiro
Data: 23 de agosto
Município: São Francisco do Conde
Escola Municipal Anísio Teixeira
Data: 30 de agosto
Município: Salinas da Margarida
Escola Municipal Clodoaldo Brito