Cineclube Animassa exibe curtas-metragens
O Cineclube Animassa chega à sua décima edição neste sábado (21), às 17h, na RV Cultura e Arte no bairro Rio Vermelho, Salvador. Com objetivo de ampliar a exibição de filmes de animação para o público baiano, contribuindo para a formação de plateia para esse segmento audiovisual, o cineclube tem entrada gratuita e ainda oferece bate-papos especiais com os realizadores.
A iniciativa é parte de uma programação voltada para artes gráficas realizada pela RV Cultura e Arte e é apoiada pelo Fundo de Cultura da Bahia, mecanismo de fomento à cultura gerido pelas secretarias de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) e da Fazenda (Sefaz).
A curadoria do projeto fica a cargo de Rafael Saraiva e o programa da próxima sessão conta com sete curtas: Toronto Alice (dir. Jennifer Linton); Plug & Play (dir. Michael Frei); Memento Mori (dir. Daniela Wayllace); Pintas (dir. Marcus Vinicius Vasconcelos); Sidewalk (dir. Celia Bullwinkel); Bem-me-quer (dir. Levi Magalhães); e The Missing Scarf (dir. Eoin Duffy).
Outras edições
Já foram exibidos no projeto filmes como Guida (dir. Rosana Urbes) curta vencedor do prêmio Jean-Luc Xiberras, dado ao melhor primeiro filme do festival de Annecy 2015, Linear (dir. Amir Admoni) vencedor do Prêmio Carlos Saldanha de Melhor Curta-Metragem Brasileiro no festival Anima Mundi em 2012, e Dossiê Rê Bordosa (dir. Cesar Cabral) curta ganhador dos prêmios de roteiro e montagem do 36º Festival de Gramado. O cineclube recebeu ainda os realizadores Maria Carolina, Igor Souza, José Araripe, Emerson Almeida e Nara Normande para conservas sobre suas criações e o mundo da animação.
Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br
Serviço:
Cineclube Animassa – Sessão #10
Quando: 21 de maio, às 17h
Onde: RV Cultura e Arte (Av. Cardeal da Silva 158, Rio Vermelho)
Entrada gratuita (sujeita a lotação da sala)
Filmes desta sessão:
Toronto Alice
Jennifer Linton
Canadá | 2015 | 5’26”
A personagem Alice de “Alice através do espelho” de Lewis Carroll é transportada para a Toronto contemporânea. Enquanto anda de elétrico, Alice encontra uma dupla de personagens estranhos que engatam um debate igualmente estranho, sobre o fato de existirem ou não. O diálogo é adaptado diretamente de Carroll, mas com um clima divertido e atual.
Plug & Play
Michael Frei
Suiça | 2013 | 6′
Criaturas antropóides com plugs no lugar das cabeças estão aprontando. Em vez de obedecerem aos ditames do “dedo levantado”, eles querem seguir a si mesmos. Mas os dedos também cutucam por aí. Seria isto amor?
Memento Mori
Daniela Wayllace
Bélgica e Bolívia | 2012 | 10′
Em uma cerimônia de luto o fotografo tira uma foto de uma garotinha. Com um rosto trite, os enlutados saem da sala, deixando-a cercada de flores. Aos poucos, nós nos aproximamos da garota, entramos em sua mente e no universo da morte.
Pintas
Marcus Vinicius Vasconcelos
São Paulo | 2012 | 12’47”
De forma inesperada, uma garota perde as pintas coloridas que cobriam seu corpo. Ela e seus namorados precisarão recuperar a cor que se perdeu de suas vidas.
Sidewalk
Celia Bullwinkel
Estados Unidos | 2013 | 4’15”
Uma mulher caminha pela vida, mas na verdade sua jornada está dentro dela, ao confrontar seu corpo em constante mudança e aprender a amar a si mesma.
Bem-me-quer
Levi Magalhães
Ceará | 2015 | 7’10”
Sonho, ilusão e realidade marcados no dia-a-dia de uma secretária, ex-bailarina, que busca, a todo momento, fugir do seu tedioso trabalho.
The Missing Scarf
Eoin Duffy
Irlanda | 2013 | 7′
Uma comédia de humor negro que explora alguns dos medos mais comuns da vida: medo do desconhecido, do fracasso, da rejeição e, finalmente, o medo da morte. Narrado por George Takei.