Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Cineclube faz sessão em comunidade quilombola da Chapada Diamantina

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Montagem_Jornal_da_Chapada

Depois de exibir filmes baianos na comunidade quilombola do Remanso, o Cineclube Fruto do Mato vai realizar na próxima sexta-feira, 17, uma sessão para moradores do Território Quilombola de Iúna, que fica localizado a cerca de 18 quilômetros de Lençóis, na Chapada Diamantina.

Os filmes, de diretores baianos, serão projetados na Escola Municipal Irineu Dutra, com sessões para crianças, jovens e adultos.

A comunidade de Iúna, com 250 habitantes, é formada por famílias remanescentes de quilombo e está localizada numa área de 1,4 mil hectares. De acordo com historiadores, ela se formou após uma grande seca que assolou o Nordeste do Brasil em 1932, fazendo com que muitos quilombos fossem abandonados e formando outras comunidades nas margens dos rios.

Hoje, os moradores de Iúna vivem da pesca e da agricultura de subsistência. A comunidade fica no Marimbus, uma área pantanosa, alagada, semelhante ao pantanal com biodiversidade, fauna e flora específica.

O Cineclube Fruto do Mato tem o objetivo de levar cinema baiano, gratuitamente, para moradores e visitantes da cidade de Lençóis, na Chapada Diamantina. Os participantes têm a oportunidade de conhecer a cinematografia do estado da Bahia desde os primeiros filmes realizados no início da década de 60, passando pelo Cinema Novo, até as obras produzidas nos dias atuais.

O projeto teve início no último dia 7 de fevereiro, com a sessão de abertura no Teatro de Arena, centro da cidade, onde mais de 200 pessoas assistiram ao filme “A Grande Feira”, do diretor Roberto Pires. Após a exibição, um debate foi realizado com os participantes, que contextualizaram a obra com a atual situação política e social do país. Temas como as questões do racismo e machismo também vieram à tona nas discussões.

As sessões do cineclube acontecem semanalmente até o dia 25 de julho deste ano. A programação será alternada entre o Teatro de Arena de Lençóis e as escolas públicas da zona urbana e rural.

O Cineclube Fruto do Mato é um projeto do Edital Setorial de Áudio visual 2016, com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia, Fundo de Cultura e Secretaria de Cultura da Bahia. A iniciativa tem ainda o apoio da Diretoria de Audiovisual do Estado da Bahia (DIMAS).

A participação do público é gratuita e os interessados em assistir aos filmes podem se dirigir até a sede do Griô, no centro de Lençóis, ou fazer a inscrição pela internet, através da página do cineclube nas redes sociais: www.facebook.com/cineclubefrutodomato. Informações adicionais através do telefone (75) 99862-1871 ou (75) 99947-3812.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *