Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Cineclube OSBA realiza live debate sobre filme “As Horas”, trazendo discussão sobre música no cinema

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Cineclub_OSBA

O Cineclube OSBA, projeto de extensão da Sinfônica da Bahia que lança luz sobre a música de concerto no cinema, escolheu para última sessão do ano o filme britânico-estadunidense “As horas” (2002), de Stephen Daldry e que possui trilha musical de Philip Glass. Em sua versão virtual, o cineclube indica um filme para o público assistir antes da live debate com músicos da OSBA e pesquisadores de cinema.

O debate acontece no dia 09/12, às 19h, com transmissão ao vivo no Canal da OSBA no Youtubee co ntará com a presença de Ruthe Pocebon (Arquivista de Partituras da OSBA e musicista), Celso Jr. ( ator, diretor teatro, professor e pesquisador da UFRB) e Wanderley Teixeira (pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica e Grupo de Recepção e Crítica da Imagem, ambos da Facom/ UFBA).

SOBRE O FILME: O filme “As horas” (2002), de Stephen Daldry, narra a vida de três mulheres em torno do livro Mrs. Dalloway: a autora Virginia Woolf, que no começo do século 20 lida com a depressão e tenta finalizar o romance; uma dona de casa nos anos 1950 profundamente afetada pela leitura da obra; e uma mulher nos anos 2000, que parece viver os eventos do livro. É baseado no livro homônimo de Michael Cunningham, que venceu o prêmio Pulitzer pela obra, importante prêmio jornalístico e literário. O filme possui trilha musical de Philip Glass, compositor  de outras trilhas para o cinema, como as dos filmes “O Show de Truman” (1998), “O Ilusionista” (2006) e “Notas sobre um escândalo” (2006), este último lhe rendendo o Oscar de melhor trilha sonora. Para assistir “As horas”, o  Cineclube OSBA recomenda a consulta ao site Just Watch (www.justwatch.com/br).

SOBRE O CINECLUBE OSBA: O Cineclube OSBA é um projeto de extensão da Sinfônica da Bahia em parceria com o Laboratório de Análise Fílmica (LAF) da Faculdade de Comunicação da UFBA e existe desde abril de 2019. Tem como objetivo estreitar as relações entre a música sinfônica e a sétima arte, sendo os debates sempre formados por um músico da OSBA e um pesquisador de cinema do LAF ou indicado pelo laboratório. Desde julho de 2020, em sua modalidade virtual, têm realizado ricos debates sobre composição para o audiovisual, que além de trazer músicos e pesquisadores, têm agregado os realizadores das obras. Os debates sobre a animação baiana “Ritos de Passagem”, com a presença da roteirista Alba Liberato, de setembro; sobre o documentário brasileiro “Torre das Donzelas”, com presença da diretora Susanna Lira e da compositora Flávia Tygel, de outubro e a sessão de novembro com “Os pássaros” podem  ser assistidos no canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicaDaBahia ).

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

SERVIÇO

CINECLUBE OSBA – Virtual

Indicação de filme: “As Horas” (2002), de Stephen Daldry,

Saiba onde assistir no site Just Watch: www.justwatch.com/br

Live-Debate com Ruthe Pocebon (Arquivista de Partituras da OSBA e musicista), Celso Jr. ( ator, diretor teatro, professor e pesquisador da UFRB) e Wanderley Teixeira (pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica e Grupo de Recepção e Crítica da Imagem, ambos da Facom/ UFBA).

Data e horário: 09 dezembro de 2020, às 19h

Live debate transmitida no canal da OSBA no Youtube ( https://bit.ly/cineclubeosbadezembro  )

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *