Cineclube OSBA realiza live debate sobre filme “Tangos, o exílio de Gardel”, trazendo discussão sobre a obra de Astor Piazzolla
Em consonância com a programação musical de agosto de Orquestra Sinfônica da Bahia que no dia 29/08 realiza live concerto em homenagem ao centenário de nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla ( 1921-1992), o Cineclube OSBA escolheu para este mês o filme “Tangos, o exílio de Gardel” (1985), dirigido por Fernando Solanas, com trilha musical composta por Piazzolla e
que conta a história de um grupo de amigos argentinos exilados na França, em razão da ditadura militar argentina em 1980. A live debate sobre o filme acontece no dia 25 de agosto, às 19h, com transmissão ao vivo pelo canal da OSBA no Youtube, através do link https://bit.ly/cineclubeosbaagosto21 e contará com a presença de Mários Soares, violinista da OSBA e que também possui grande inserção na música popular; e Leandro Afonso, cineasta, professor e pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica ( Facom/UFBA).
SOBRE O FILME: o filme de drama argentino “Tangos, o exílio de Gardel” (1985), dirigido por Fernando Solanas, se passa em Paris no ano de 1980 e retrata um grupo de artistas argentinos exilados, em razão do regime militar em seu país natal. Na solidão do exílio, entre outras dificuldades que assolam os latino-americanos para se estabelecerem em países do “velho mundo”, este grupo busca conexão com sua identidade e cultura através de apresentações de tango e se empenham na montagem de um espetáculo “O exílio de Gardel”, que rememora o compositor de tango Carlos Gardel ( 1890-1935). O filme possui trilha musical de Astor Piazzolla ( 1921-1992), bandoneonista e um dos principais tangueiros argentinos, que levou o estilo musical aos grandes salões de concerto. Para saber onde assistir ao filme, a OSBA recomenda o acesso ao site Just Watch (www.justwatch.com/br).
CINECLUBE OSBA VIRTUAL: em modalidade virtual desde julho de 2020, o Cineclube OSBA tem funcionado da seguinte forma, há uma indicação prévia de filme divulgada nas redes sociais da Sinfônica da Bahia para que o público possa assistir individualmente, das suas casas, seguido de uma live debate com a presença de um músico da orquestra que tenha relação com a trilha musical da obra e um pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica, da Faculdade de Comunicação da UFBA, parceiros da OSBA neste projeto de extensão. Em alguns casos, há convidados externos que possam agregar à discussão, como no caso de compositores e diretores dos filmes, como foi realizado nas lives debate dos filmes brasileiros “Torre das Donzelas”, com participação da diretora Susanna Lira e da compositora Flávia Tygel e “O que se move”, com participação do diretor e roteirista Caetano Gotardo. Todos os debates anteriores podem ser conferidos no canal da OSBA no Youtube ( www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia ).
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).
SERVIÇO
CINECLUBE OSBA – Virtual
Indicação de filme: “Tangos – o exílio de Gardel” (1985), de Fernando Solanas
Saiba onde assistir no site Just Watch: www.justwatch.com/br
Live-Debate com Mário Soares (violinista da OSBA), Leandro Afonso (cineasta, professor e pesquisador do LAF/UFBA).
Data e horário: 25 de agosto, às 19h
Live debate transmitida no canal da OSBA no Youtube: https://bit.ly/cineclubeosbaagosto21