Cinema, artes visuais e música no Soterópolis
O Soterópolis desta quinta-feira (3) destaca a história do crítico de cinema soteropolitano Walter da Silveira através do livro “Walter da Silveira e o cinema moderno brasileiro”. O programa traz as artes visuais com o ilustrador e cartunista mineiro Cau Gomez. E ainda tem muita música com o compositor e pianista pernambucano Zé Manoel que lançou seu novo álbum “Do meu coração nú” com produção musical de Luisão Pereira. A exibição é às 22h.
Mesmo 50 anos após sua morte, é inegável a importância do professor e crítico de cinema Walter da Silveira para a produção cinematográfica no Brasil. Walter foi ensaísta, historiador cineclubista e militante político. Formou uma primeira geração de críticos de cinema e passou fazer parte de uma rede de articulação na construção cinema nacional. O programa mostra a produção intelectual do crítico com o livro “Walter da Silveira e o cinema moderno no Brasil” que compõe críticas, artigos, cartas, documentos, organizado pela pesquisadora Cyntia Nogueira, publicado pela editora Edufba.
A equipe do Soterópolis entrevistou o ilustrador mineiro, mas cidadão soteropolitano, Cau Gomez. Com um vasto currículo, tendo trabalhado por mais de três décadas nos principais veículos impressos, como O Estado de S.Paulo, Jornal do Brasil, Hoje Em Dia e A TARDE e em revistas como: Bundas, Palavra, Playboy, Gráfica Magazine, dentre outras, o chargista já conquistou mais de 50 prêmios em diversos festivais e salões de humor no Brasil e no exterior.
O programa ainda fez uma entrevista especial com o músico e pianista pernambucano Zé Manoel. O músico lançou seu novo álbum em outubro com nove canções de repertório autoral todo gravado com a produção musical do baiano Luisão Pereira, que também foi entrevistado pelo Soterópolis. Intitulado “Do Meu Coração Nu”, com participações de nomes como Luedji Luna, do maestro Letieres Leite, da cantora norte americana Gabriela Riley, o projeto aborda questões raciais com o intuito de reconstruir as histórias perdidas na diáspora africana.
O Soterópolis vai ao ar na TVE às quintas-feiras, às 22h, com reprises às sextas-feiras, às 19h, e aos domingos, às 18h30.
Acompanhe a TVE Bahia nas redes sociais:
instagram.com/tvebahia
facebook.com/tvebahia
youtube.com/tvebahia
twitter.com/tvebahia
Serviço:
Programa Soterópolis
Quando: Quinta-feira (3), às 22h. Reapresentação: sexta-feira (4), às 19h e domingo (6), às 18h30
Onde: TVE e www.tve.ba.gov.br/tveonline