CINÉTICA. Circuito de aulas gratuitas de dança segue até fim de março
Desde o início de março, o projeto “CINÉTICA – Circuito Contemps”, em sua 3ª edição, está oferecendo workshops online e gratuitos de técnicas e práticas contemporâneas de dança. Para a segunda quinzena do mês, ainda há sete modalidades agendadas, ministradas por professores/as de dança da Bahia, com experiências e abordagens distintas, contemplando variados níveis de familiaridade técnica. O circuito disponibiliza 30
vagas por turma, que são ocupadas a partir de inscrições realizadas em www.cinetica-nii.com.
“CINÉTICA” é realizado desde 2019 pelo Nii Colaboratório, plataforma de artistas e produtores da dança, articulada com os diversos campos da arte, que desenvolve, a partir de Salvador (BA), ações de criação, formação, pesquisa e difusão. Em 2021, a versão digital do projeto oferece atividades conduzidas ao vivo, pensadas de modo a alcançar uma ampla variedade de públicos. O programa é dividido em três eixos: alongamento/condicionamento; improvisação/criação; e treinamento técnico.
Os workshops têm duração de uma hora e meia e acontecem em datas variadas e horários regulares nos dois turnos – das 10h às 11h30, pela manhã, e das 14h às 15h30, pela tarde –, sempre com duas turmas para cada, com exceção da aula final de encerramento. Os encontros acontecem na plataforma Zoom Meeting, com link de acesso informado diretamente para os/as/es participantes inscritos/as/es.
Na programação que se segue, os dias 15 e 17 de março são de “Dança contemporânea: respiração, alongamento e movimento”, com Eron Pimenta, no turno matutino, e “Do encoberto ao desejado”, com Guego Anunciação, no vespertino. Já nos dias 16 e 18, tem “Corpo selvagem: fortalecendo o abrigo”, com Flávia Rodrigues, pela manhã, e “Estruturas em fluidez”, com Guilherme Fraga, pela tarde. Mais à frente, em 23 e 25 de março, é a vez de “Corpo exploratório – dança contemporânea para qualquer pessoa”, com Luiza Agra, de manhã, e “Corpo transitório”, com Marcos Ferreira, de tarde. Concluindo a maratona, o “Workshop de Encerramento – Lab Nii” será ministrado por Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana, no dia 27, das 10h às 11h30.
O projeto “CINÉTICA – Circuito Contemps” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
CINÉTICA – Circuito Contemps
Circuito de aulas de dança
Participação pública e gratuita
Inscrições em: www.cinetica-nii.com até ocupação das vagas
www.instagram.com/niicolaboratorio | www.facebook.com/projetonii
Dança contemporânea: respiração, alongamento e movimento
Com: Eron Pimenta
Quando: 15 e 17 de março (segunda e quarta), 10h às 11h30
Público-alvo: Iniciantes
Ementa: Como precisamos nos mover nesse isolamento? Como a respiração e o alongamento se encontram em um fluxo de movimento? Através dessas questões, este workshop é um momento de reflexão em forma de movimento, para amenizar rotinas, ansiedades e incertezas. A proposta é estender o encontro a um cuidado com esse novo tempo, nos adaptando aos espaços pequenos de nossas casas, respirando, alongando, explorando o espaço e nossos corpos.
Do encoberto ao desejado
Com: Guego Anunciação
Quando: 15 e 17 de março (segunda e quarta), 14h às 15h30
Público-alvo: Artistas interessados/as/es no movimento, independentemente da área, e/ou pessoas interessadas em estudos do corpo a partir de uma prática em dança
Ementa: Prática contemporânea de dança que estabelece conexões entre exercícios sistemáticos da dança moderna, técnicas de chão e improvisação. Investiga potência, dinâmica, fluxo, peso e variação do movimento em cada sujeito praticante, possibilitando novas percepções e criações a partir da subjetividade de cada indivíduo.
Corpo selvagem: fortalecendo o abrigo
Com: Flávia Rodrigues
Quando: 16 e 18 de março (terça e quinta), 10h às 11h30
Público-alvo: Jovens e adultos/as/es com experiência intermediária/avançada em dança contemporânea
Ementa: O workshop busca investigar as possibilidades cinéticas de um corpo-bicho, respeitando e potencializando o instinto selvagem de cada intérprete. Propõe-se aguçar uma conexão mais íntima com a terra, a partir das técnicas de floor work e da dança moderna, fortalecendo as bases e estimulando uma maior resistência muscular. Junto a isso, explora-se um percurso de experimentação e escuta corpórea a partir de elementos do Hatha Yoga e da improvisação.
Estruturas em fluidez
Com: Guilherme Fraga
Quando: 16 e 18 de março (terça e quinta), 14h às 15h30
Público-alvo: Qualquer pessoa com mais de 14 anos
Ementa: Improvisação e experimentação de estruturas coreográficas que visam desenvolver a fluidez como princípio para o mover. Um estudo sobre a circularidade, sobre a não paragem das coisas, sobre estruturas em prosseguimento constante.
Corpo exploratório – dança contemporânea para qualquer pessoa
Com: Luiza Agra
Quando: 23 e 25 de março (terça e quinta), 10h às 11h30
Público-alvo: Qualquer pessoa com mais de 14 anos
Ementa: O workshop propõe práticas em dança para iniciantes ou não, a fim de possibilitar a diversão do mover. A ideia é explorar, investigar, experimentar maneiras extracotidianas de mover o corpo e encontrar assim a sua dança (ou seriam as suas danças?). No caminho dessa exploração, desenvolvem-se habilidades corporais, criatividade e propriocepção.
Corpo transitório
Com: Marcos Ferreira
Quando: 23 e 25 de março (terça e quinta), 14h às 15h30
Público-alvo: Iniciantes
Ementa: O workshop propõe um estudo transitório a partir de recursos da Capoeira Angola como preparação do corpo e seu desenvolvimento no espaço. A prática propõe ganho de força e resistência, transitando por planos e dinâmicas construídos ao longo da aula.
Workshop de Encerramento – Lab Nii
Com: Alana Falcão, Melissa Figueiredo e Neemias Santana
Quando: 27 de março (sábado), 10h às 11h30
Público-alvo: Jovens e adultos que gostam de se mover, com ou sem experiência em dança
Ementa: Workshop reúne um conjunto de práticas corporais, técnicas e criativas de improvisação em dança desenvolvidas no ambiente Nii Colaboratório desde 2015. Ao longo da aula, os/as/es participantes serão estimulados/as/es a se conectarem com seus corpos através de uma combinação de práticas com influências de Yoga, Pilates, exercícios de respiração e variações de tônus muscular – tudo para explorar as possibilidades do dançar junto, mesmo que à distância.