Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Coletivo realiza sua primeira mostra de projetos em Lauro de Freitas

3 minutos de leituraModo Leitura
Coletivo.23.02

Comunicação, Arte e Cultura. Esse é o tema geral da Iª Mostra de Projetos do Coletivo Cultural Ibomin. O evento, que será realizado nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro no Centro Social Urbano de Portão, apresentará o resumo de resultados das ações promovidas pelo Coletivo em 2017. As atividades ocorrem sempre das 13 às 17 horas.

No dia 23, data de abertura do evento, as pessoas poderão conferir as peças de artes visuais produzidas por jovens negros e negras de Lauro de Freitas durante o Projeto Ancestralidade e Novas Narrativas: a iconografia do candomblé na estética do grafite. São mais de 20 produções que permanecerão expostas até do dia 24.

Neste dia, além da exposição, ocorrerá a Mostra de Audiovisual do Projeto Cine Ibomin. Na lista, vídeos experimentais de curta-metragem produzidos por adolescentes e jovens negros e negras da Região Metropolitana de Salvador, sobretudo de escolas públicas de Lauro de Freitas. Serão apresentados 08 vídeos documentários e de ficção, resultantes de 05 oficinas realizadas durante o ano de 2017.

Para completar a lista de celebrações, compõe a programação do dia 24, um sarau de finalização do Projeto Letras D’Africa: incentivo à leitura na comunidade negra de Lauro de Freitas, debates sobre literatura e cinema negro e exposição da Cooperativa de Empreendedoras do Ibomin.

O Coletivo Cultural Ibomin

Formado por filhos e filhas do Ilê Axé Odé Yeyê Ibomin, o Coletivo Ibomin desenvolve atividades desde 2013 com o objetivo de enfrentar o racismo e a intolerância religiosa através de ações de formação e mobilização para o fortalecimento da cultura, ancestralidade e cooperativismo negro. O Coletivo funciona na lógica associativa em frentes de atuação distintas: o Cine Ibomin, a Biblioteca Comunitária Girassol, a Cooperativa de Empreendedoras do Ibomin, etc.

Sobre os Projetos que compõem a mostra

O Projeto Cine Ibomin é uma realização do Coletivo Cultural Ibomin e conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, Secretaria de Cultura da Bahia – SECULT. São ações do Cine Ibomin: exibições de fixas e itinerantes de produções afrocentradas em audiovisual, oficinas experimentais em audiovisual e mostras de vídeos.

O Projeto Letras D’Africa é de autoria de Maria Glacia Bastos, associada ao Coletivo Ibomin, e conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Pedro Calmon, Secretaria de Cultura da Bahia – SECULT. Através da Biblioteca Girassol, o Letras d’África desenvolve atividades de incentivo à leitura e escrita em escolas públicas e terreiros de Lauro de Freitas, utilizando conteúdos afrocentrados.

O Projeto Ancestralidade e Novas Narrativas é de autoria de Filipe Baqueiro, associado ao Coletivo Ibomin e conta com o apoio financeiro do Governo da Bahia, através do edital Calendário das Artes 2017, Fundação Cultural do Estado da Bahia – FUNCEB, Secretaria de Cultura da Bahia – SECULT. Compõe esse projeto ações de oficina de grafite, bate-papos sobre saberes e fazeres das religiões de matriz africana e exposições.

Serviço:

O Que: Iª Mostra de Projetos do Coletivo Ibomin

Onde: Centro Social Urbano – CSU de Portão – Lauro de Freitas (Loteamento Solar União, S/N)

Quando: 23 e 24 de fevereiro a partir de 13h

Para quem: aberto ao público (Gratuito)

Contatos: (71) 99275-8751 / 3369-2698 / coletivoibomin@gmail.com

Compartilhar:

Mais lidas