“Como distribuir a riqueza que a cultura proporcionou a Salvador?”, questiona Maria Marighella
A vereadora Maria Marighella (PT) defendeu, em audiência pública na Câmara Municipal de Salvador para discussão do Plano Municipal de Cultura da cidade, que a cultura tenha ampliação orçamentária, sendo colocada no centro da formulação das políticas públicas municipais. “Nós temos de ser capazes de garantir recursos porque sabemos que a cultura fica ali nas últimas páginas dos investimentos.
A cidade inteira muda quando a cultura passa a ser central do ponto de vista dos investimentos públicos”, argumentou a vereadora, citando o exemplo da cidade de Medellín, na Colômbia, que transformou sua realidade quando passou a investir 9% do orçamento público em cultura.
“Como distribuir a riqueza que a cultura proporcionou à cidade de Salvador? Nós precisamos todos os dias perguntar: nós estamos devolvendo à cultura de Salvador, a riqueza que ela nos emprestou? Eu ouso dizer que não. Esse Plano precisa traduzir o compromisso da distribuição, da justiça social. Nós não podemos mais ser exploradores, expropriadores, nem subtrair a riqueza que a cultura nos ofereceu”, reivindicou Maria Marighella.
Representando o executivo municipal, estiveram presentes na audiência pública a secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer; o secretário municipal de Cultura e Turismo, Fábio Mota; o presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro; e a assessora estratégica e de gestão da FGM, Viviane Vergasta. Além deles, participou o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Salvador, Tony Teófilo, dentre outros representantes da sociedade civil atuantes no campo da cultura.
A escuta popular e discussão promovidos pela realização das três audiências públicas previstas no âmbito do legislativo municipal é parte do processo de participação social e amadurecimento do Plano Municipal de Cultura. Este processo irá fundamentar eventuais emendas a serem propostas pelas vereadoras e vereadores da Câmara Municipal de Salvador.