Aldeia Nagô
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Como o Cidadania cresce por Eduardo Guimarães

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

enho uma boa
notícia para vocês que me ajudam a fazer este blog. Um passarinho me contou
que, depois do Conversa Afiada, do Paulo Henrique Amorim, o Cidadania é a
página da internet que mais envia leitores ao Blog do Planalto, linkado em
centenas de blogs pelo país afora.





Pouco tempo
atrás, fui informado pelo pessoal do Coletivo Intervozes de que este blog foi a
página da internet que mais teve exibições do magnífico vídeo da entidade "
Levante
sua voz
", que explica os
problemas da comunicação no Brasil que tornaram premente a Conferência Nacional
de Comunicação, da qual estou participando. Relataram-me que aqui ocorreram
mais de 5 mil exibições daquele vídeo.


Eu vinha me
perguntando como o Cidadania cresce tanto. Mês após mês o contador de acessos
vai ganhando fôlego. Não sendo jornalista, não participando de panelinhas, não
tendo visibilidade em páginas renomadas e em grandes portais de internet,
espantava-me o crescimento do leitorado do blog.


Comecei, então, a
coletar informações de várias fontes, inclusive de leitores com os quais
mantive contato, e descobri como o Cidadania cresce.


O fato é que a
falta de divulgação em páginas de grande acesso na internet não faz mais tanta
diferença, pois os leitores se encarregam de difundir de várias formas os blogs
e sites de que gostam.


Centenas de blogs
e sites reproduzem textos dos quais gostam, as pessoas que lêem enviam as
postagens por e-mail, indicam o blog a amigos, enfim, quem dá visibilidade a blogs
e sites são seus leitores.


Uma leitora (a
qual não cito nominalmente por não ter sua autorização) que participou da
manifestação do MSM diante da Folha de São Paulo no dia 5 último me contou como
chegou até aqui e como, através do Cidadania, conheceu a blogosfera ao acessar
os blogs que indico ao lado desta página.


A leitora relatou
que acessa este blog há dois anos. Ela estava inconformada com o partidarismo e
com as manipulações da grande mídia e começou a procurar na internet fontes alternativas
de informação, algum veículo onde suas opiniões encontrassem eco, e, através do
Google, encontrou este blog.


Segundo me
informou, a partir deste blog conheceu todos os outros que indico e, depois,
outros que são indicados por eles.


O fato, meus
amigos, é que não há mais "donos da cocada preta" na era da internet, ao menos
no que diz respeito a jornalismo. Qualquer cidadão que tiver o que dizer e que
souber como dizer pode se tornar sucesso de audiência na rede mundial de computadores.


É um mundo novo
que boa parte da classe jornalística ainda não entendeu. Chegamos a um futuro
do jornalismo em que a qualidade e a honestidade intelectual do jornalista –
mesmo sendo de um não-jornalista como eu – é o que garante audiência.


Não faz muito
tempo que li um "bambambam" dizendo que não basta escrever "direitinho" para
ser jornalista. Pode ser pretensão da minha parte, mas acho que se referiu a
mim…


Bem, de fato não
basta escrever "direitinho". É preciso ter conteúdo, ter o que dizer, saber
usar a lógica e ser honesto. E para ter todos esses atributos, garanto a essa
pessoa – e às que pensam como ela – que não é necessário ser jornalista. O que
é necessário para conseguir ser "ouvido" hoje é respeitar o público.

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