Companhia Baiana de Patifaria estreia “A Vida é um Cabaré!” e abre as comemorações de seus 40 anos de história
A Companhia Baiana de Patifaria abre as celebrações de seus 40 anos nos palcos, produzindo A VIDA É UM CABARÉ!, décima e nova montagem de sua história, com estreia agendada para 31 de julho de 2026, no Teatro Sesi Casa Branca com temporada até 29 de agosto, sempre às sextas e sábados, às 20h. O projeto foi contemplado no edital Chamadão das Artes Cênicas, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Salvador. Com dramaturgia assinada por Vini Morais e Lelo Filho (a mesma dupla que criou Siricotico, outra montagem da trupe), A VIDA É UM CABARÉ! é uma comédia musicada, que dá continuidade ao trabalho de pesquisa de uma trupe que sempre tratou de assuntos do dia a dia, gerando reflexão sobre o que acontece à nossa volta, através do riso. O espetáculo somará o humor da Cia à música, ao canto, para refletir sobre a ambição em contraponto ao poder da arte nos bastidores de um teatro prestes a fechar as portas, e retratar a difícil vida de quem se dedica a essa Arte, mas resiste.
Como pano de fundo, a história de duas irmãs, atrizes/cantoras, Dalva(homenagem a Dalva de Oliveira) e Dolores (homenagem a Dolores Duran), que herdam dos pais, o Teatro Pindorama, numa província chamada Utopia. O conflito e instala quando descobrem que, junto com o Teatro já decadente, herdaram muitas dívidas também. Com temperamentos bem diferentes, mas explosivos, diante do endividamento decidem tentar conquistar mais público, remontando a peça A VIDA É UM CABARÉ, do repertório do Teatro herdado.
A linguagem e a estética a serem utilizadas se inspiram em referências de Bertolt Brecht e Kurt Weil, de filmes como Cabaret e Chicago e séries como Feud, mas inserindo o cancioneiro brasileiro de vários períodos. O “cabaré” da Cia Baiana de Patifaria é uma alegoria sobre aceitar as diferenças, uma fábula sobre as fraquezas humanas e sobre o poder de transformação que a Arte provoca, quando artistas, em seus dilemas, sempre buscam meios de reverter a crise em dias melhores. A história se passa num lugar fictício chamado Utopia, onde a Arte é livre, em oposição à província vizinha chamada de Distopia, onde os Artistas não são bem vistos e há censura.
Em Utopia, o Teatro sempre funcionou como um bunker, um refúgio, lugar em que a Arte salvava, do tédio e do medo, aqueles que ali frequentavam mas que, com o passar do tempo, foi perdendo seu público. A direção é assinada por Daniel Marques, que foi assistente do saudoso mestre Harildo Déda. O elenco, formado pelos atores Rodrigo Villa, Maurício Martins, João Victor Sobral, Daniel Marques e Lelo Filho (que é coautor do texto e da concepção original do espetáculo). O figurino de Maurício Martins, tem como modelista Lina Lemos. A direção musical de Luciano Salvador Bahia terá instrumentos percussivos gravados, misturando uma sonoridade brasileira e música de cabaré. A preparação vocal de Manuela Rodrigues. A cenografia de Maurício Pedrosa focará em dois camarins onde tudo acontece. A iluminação será de Eduardo Tudella. O design gráfico é assinado pela Bamboo Editora. As fotos são assinadas por Paulo Telles.
SINOPSE
O que significa para o grande público o fechamento de um Teatro? E para o Artista? Essas perguntas deram início à criação do projeto A VIDA É UM CABARÉ! O público se alimenta simbolicamente do que é produzido e apresentado por um Teatro. O Artista sobrevive do que produz e apresenta e quando um Teatro fecha as portas, para ele isso ganha uma outra dimensão. Será menos um palco para alcançar esse fim. A Cia Baiana de Patifaria se debruça sobre um texto que utiliza recursos da comédia de erros e quiproquós para falar sobre o assunto.
Os moradores de Utopia temem que a censura e o caos crescentes em Distopia, província vizinha, cheguem até eles. Por lá, livros são tirados das bibliotecas ou queimados, peças de teatro são tiradas de cartaz e artistas são perseguidos. As gêmeas Dalva (interpretada pelo ator Lelo Filho) e Dolores (interpretada pelo ator Rodrigo Villa) se descobrem super endividadas quando são informadas sobreo resultado do inventário dos pais: deixaram como herança, o Teatro Pindorama e, com ele, muitas contas a pagar.
Como as duas irmãs vivem às turras e duelam todo tempo sobre quem faz mais sucesso ou chama mais atenção do público de Utopia, acabam sendo convencidas pela camareira de longa data da família, Madame Petúnia (interpretada pelo ator Maurício Martins), que só resolverão o problema se se unirem no mesmo objetivo: tirar o Teatro do buraco usando seus talentos, mas JUNTAS! A tensão cresce com a chegada da jovem e misteriosa Elizeth (interpretada pelo ator Daniel Marques, também diretor), uma artista fugida de Distopia, e quando Jatobá Cansanção interpretada pelo ator João Victor Sobral), um rico empresário da província vizinha, aparece querendo quitar as dívidas, comprar o teatro e fingir reformá-lo, quando realmente tem outros tenebrosos planos.
CIA BAIANA DE PATIFARIA, 40 ANOS NOS PALCOS!
No dia 11 de junho de 2026, a Cia Baiana de Patifaria deu início à comemoração de 4 décadas nos palcos e, até então, 9 peças no repertório (Abafabanca, A Bofetada, Noviças Rebeldes, 3em1, A Vaca Lelé, Capitães da Areia, Siricotico, Fora da Ordem e Fanta & Pandora). A décima montagem da trupe, A VIDA É UM CABARÉ!, é um espetáculo sobre a resistência das pessoas das Artes frente às dificuldades do ofício, mais precisamente o universo do Teatro. E nunca é demais
dizer que, mais uma vez, a trupe da Cia Baiana se dedica a um projeto destinado a todas as idades, sendo recomendado pra toda família crianças a partir de 10 anos.
A Companhia Baiana de Patifaria foi contemplada no edital Chamadão das Artes Cênicas, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e Prefeitura de Salvador.
O teatro dispõe de acessibilidade arquitetônica e o espetáculo terá audiodescrição e tradução em Libras em todas as sessões de 31/07 a 29/08.
SERVIÇO:
O QUE: Estreia da comédia A VIDA É UM CABARÉ!
QUANDO: De 31 de julho a 29 de agosto de 2026
Temporada às SEXTAS e SÁBADOS às 20h.
ONDE: no Teatro SESI Casa Branca, Sala Letieres Leite,
Av. Caminho de Areia, 1454. Largo do Papagaio, Cidade Baixa.
FICHA TÉCNICA
Texto – Vini Morais e Lelo Filho
Concepção Original – Lelo Filho
Direção: Daniel Marques
Elenco:
Lelo Filho, Rodrigo Villa, Maurício Martins,
João Victor Sobral e Daniel Marques
Figurino – Maurício Martins
Modelista – Lina Lemos
Cenografia – Maurício Pedrosa
Direção Musical- Luciano Salvador Bahia
Preparação vocal
Manuela Rodrigues
Maquiagem
Marie Thauront
Design de Luz
Eduardo Tudella
Design Gráfico
Bamboo Editora
Fotografia e Áudio Visual
Paulo Telles e Allan Cris
Produção Executiva e Administração – Marcos Motta
Assistente de Produção – Rita Valerio
Assistente de Figurinos e Adereços -Tata Ayo
Acessibilidade Comunicacional (Audiodescrição e Libras)- Acessu – Acessibilidade Universal
Consultoria sobre Acessibilidade -Wolney Almeida
Direção de Produção: Cia Baiana de Patifaria
Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
