Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Confira a programação semanal dos Museus do IPAC entre os dias 18 e 23 de junho

3 - 5 minutos de leituraModo Leitura
Museus_do_IPAC_Fernando_Barbosa_ASCOM_IPAC_2
Os Museus administrados pela Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-Ba), por meio do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC-Ba), preparam uma programação diversa dedicada à arte e à cultura entre os dias 18 e 23 de junho.
Dentre as atrações, estão programadas oficinas para todos os públicos no Museu de Arte Contemporânea (MAC), Itinerância da Bienal de São Paulo e “Forró Terraiá”, projeto independente que acontecerá no Museu de Arte Moderna (MAM), além de exposições abertas e apresentações nesses espaços e no Parque Histórico Castro Alves (PHCA), que fica a 170 km de Salvador.

Confira abaixo a programação de cada museu:
Museu de Arte Contemporânea da Bahia:
(De terça-feira a domingo de 10h às 20h):
  • Exposição: INICIADAS Ancestralidades Contemporâneas;
  • Exposição: Acervo MAC_Bahia;
  • Exposição: Arte Urbana;
  • Visitas Guiadas: “CIRCUITO MAC_BAHIA”.
  • Dia 18/06 (Terça-feira):
14h às 17h – OFICINA INFANTO-JUVENIL DE ARTE E TECNOLOGIA: “Usos criativos de Chroma Key utilizando aplicativos móveis”. Para adolescentes a partir de 14 anos. Vagas limitadas por ordem de chegada no Lab Digital.
educativomac_bahia@ipac.ba.gov.b
  • Dia 19/06 (Quarta-fgeira):
17h – OFICINA para fabular poemas e tecer narrativas multiespécies com o artista Armando Martinelli, residente do Instituto Sacatar.
  • Dia 20/06 (Quinta-feira):
14h – LAB DESENHO com PEDRO MARIGHELLA. Conversa sobre processo criativo com o artista Pedro Mariguella e prática de desenho na oficina. Vagas limitadas e inscrições por ordem de chegada.
14h às 17h – OFICINA JUVENIL DE ARTE E TECNOLOGIA: “Afro Filtros: Conectando raízes e realidades virtuais”. A oficina de Criação de Máscaras Africanas Digitais e Filtros do Instagram será voltada para 16 participantes divididos em duplas, promovendo a colaboração e a aprendizagem em pares. Para adolescentes a partir de 14 anos. Vagas limitadas por ordem de chegada no Lab Studio.
  • Dia 21/06 (Sexta-feira):
18h – CINE INDOOR“The Giverny Document” (2019). Ja’Tovia apresenta uma reflexão sobre a segurança e integridade física das mulheres negras. Combinando diferentes materiais, o filme mostra entrevistas nas ruas do Harlem com trechos sobre concertos de Nina Simone e performances de Claude Monet. Filme legendado e conversa com a cineasta Ja’Tovia Gary, residente do Instituto Sacatar.
  • Dia 22/06 (Sábado):
15h às 17h – OFICINA INFANTIL DE ARTE E TECNOLOGIA – Heróis do Futuro: Quadrinhos & IA. As crianças irão criar uma história em quadrinhos com personagens gerados por inteligência artificial. A partir de 06 anos. Vagas limitadas.
16h – Visita guiada ao “CIRCUITO MAC_BAHIA”. Um mediador fará a apresentação das obras do Circuito do Museu para os visitantes interessados.
Parque Histórico Castro Alves:
(De terça-feira a domingo de 09h às 17h):
  • Exposição de Acervo do PHCA;
  • Exposição: Uma Casa Sertaneja;
  • Exposição: “Nossas Curvas não se Curvam”;
  • Projeto Sopa de Letras – contação de história: Um projeto destinado a motivar alunos do ensino fundamental, do 1º ao 6º ano, à prática da leitura através da contação de histórias. Direcionado ao público Infantil, mediante marcação prévia (de terça-feira a sexta-feira).
  • Dia 20/06 (Quinta-feira):
16h – Cortejo Junino do Forró do Cecéu: Uma ação do Parque Histórico Castro Alves com o apoio da Prefeitura Municipal de Cabaceiras do Paraguaçu e da Companhia de Teatro Cecéu. Local: Ruas do centro de Cabaceiras do Paraguaçu com apresentação de Trio Nordestino na casa Sertaneja. Público: livre.
Museu de Arte Moderna da Bahia:
(De terça-feira a domingo de 10h às 18h):
  • Itinerância da 35ª Bienal de São Paulo – coreografias do impossível.
  • Coleção de Arte Popular Lina Bo Bardi  – Espaço expositivo permanente, núcleo de diálogo e recortes sobre o legado de Lina Bo Bardi;
  • Linha do tempo com dados históricos do Solar do Unhão e Livraria Caramurê – Espaço Solar;
  • Reabertura da Sala Rubem Valentim;
  • Mostra de Trabalhos das Oficinas de Xilo.
Outros Projetos – Eventos Independentes:
  • Dia 23/06 (Domingo):
Forró Terraiá
17h/22h – Praça Leitieres Leite: De Ícaro Ambrozi. Evento gratuito; ingressos trocados antecipadamente pela plataforma SYMPLA + 1 kg de alimento.
CINE MAM
http://saladearte.art.br/
****ATENÇÃO****:
Os espaços culturais Solar Ferrão, Museu de Arte da Bahia e Museu Udo Knoff, estão passando por obras de requalificação e por isso, estão temporariamente fechados nesta semana.
Sobre o Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia – O IPAC é uma unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBa) e atua de forma integrada e em articulação com a sociedade e os poderes públicos municipais e federais, na salvaguarda de bens culturais tangíveis e intangíveis, na política pública estadual do patrimônio cultural e no fomento de ações para o fortalecimento das identidades culturais da Bahia.
Foto: Fernando Barbosa – ASCOM/IPAC
Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *