Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Conversas Pretas Conectadas – Literatura Negra e Juventudes

2 minutos de leituraModo Leitura
Conversas_Pretas

A Festa Literária Arte e Identidade , evento elaborado para a promoção da arte e literatura, com o objetivo de fortalecer a literatura e a leitura infanto-juvenil; participa do  JULHO DAS PRETAS 2021. O projeto intitulado “Conversas Pretas Conectadas – Literatura Negra e Juventudes”, acontece nesta 6ª feira (16 de julho), às 18h30min, com as educadoras e escritoras Cláudia Santos e Helena Nascimento,

através do perfil do Instagram:@arteeidentidadeoficial. As mulheres conectadas participarão do sorteio de brindes.

O mês de julho é um marco para a luta das mulheres negras da América  Latina, Caribe e Brasil, contra a opressão de gênero, a exploração, o racismo, com a divulgação da literatura preta feita por mulheres, para adolescentes e jovens negras; com o cuidado de ressaltar  a importância da representatividade negra em livros infanto-juvenis,  na construção da identidade, num cenário de debates e atividades.

Através de debates e atividades sobre a mulher negra, a resistência política contra a opressão do racismo, do sexismo e de outras formas de dominação político-cultural e social, impostas às populações negras femininas na Diáspora.

PRETAS CONECTADAS

Cláudia Santos – mulher negra, professora, ativista, pesquisadora de temas ligados à identidade étnico-racial e de gênero na literatura, educação e cultura. Muzenza do Terreiro São Jorge Filho da Goméia. Integra o Coletivo Ogum´s Toques desde a sua fundação. Doutoranda no Programa DMMDC/ UFBA, trabalha no IFBA/Campus Seabra. Atua na elaboração de programas, projetos e políticas públicas, bem como docência, nas áreas de línguas (portuguesa e inglesa), relações étnico-raciais, letramento, literatura, identidade, cultura, educação e turismo.

Helena Nascimento – mulher negra, soteropolitana, educadora, contadora de histórias e mestranda do PPGEL UNEB. Premiada em 2012 no concurso literário Nadja Nunes (UNEB – Caetité) com a publicação de dois textos literários infantis nas categorias: crônica e conto, na coletânea “Revelações Literárias”, da Editora EDUNEB, e em 2017, vencedora do Prêmio Malê de Literatura com o conto: “Quixote, o Quirubim do Sertão”. É a idealizadora do Projeto Social “O Que Tem Atrás da Porta?”
Em novembro de 2020 lançou o 1° livro solo: A flor do dendê e as filhas de Iansã, pela Editora Voz de Mulher.

Compartilhar:

Mais lidas