Cordel, Capoeira e Samba são os temas do Encontro Virtual com Poetas Populares de sábado, 3 de abril
O Encontro Virtual com Poetas Populares entra no seu segundo e último mês neste sábado, 3 de abril, às 16h, com um amistoso debate entre os cordelistas Lobisomem e Severino Honorato sobre um assunto valiosíssimo para quem trabalha com cultura e tradição – Patrimônio Imaterial: Cordel, Capoeira e Samba. A live será mediada por Mônica da Costa, assessora de Patrimônio Imaterial do Iphan RJ.
“Assim como o samba e a capoeira, o cordel foi eleito como patrimônio cultural do Brasil. Convidamos dois cordelistas bem cariocas para conversar a respeito. Lobisomem joga capoeira, tocou num musical do Paulo César Pinheiro sobre o capoeirista Cordão de Ouro, fez projetos com diversos sambistas e escreveu incontáveis cordéis, entre eles um em homenagem ao Zeca Pagodinho, por exemplo. Já o Honorato é muito focado em levar o cordel para as escolas, de olho nos futuros cordelistas. Quem vai coordenar a mesa é a Mônica, que entende tudo do riscado”, diz o curador Fernando Assumpção.
Foram quatro lives em março e serão mais quatro em abril. Ao todo, o projeto apresentará os versos e a prosa de 16 grandes cordelistas alinhavados em oito temas, com dois artistas por vez, em conversas ao vivo mediadas por estudiosos e conhecedores deste universo. As lives são realizadas aos sábados, sempre às 16h, no YouTube da Amo Cordel, com acesso livre e gratuito. Basta clicar aqui!
“O Cordel é uma arte em constante renovação. E estamos animados em trazer um bem cultural desse quilate para o formato das lives, um jeito de continuar falando com as pessoas nesta crise sanitária mundial. Pensei em temas ou muito visitados ou que, de certa forma, despertam o interesse de boa parte dos poetas, sempre no afã em conquistar mais leitores. Foi divertido escolher a dedo os assuntos e os cordelistas. Esperamos que o público esteja se divertindo como nós!”, exulta Assumpção.
A literatura de cordel se consolidou no Brasil como uma expressão artística sócio-educativa. Com a sua linguagem rústica, acessível e também sofisticada, o cordel conta histórias e dissemina informações relevantes para populações inteiras em diversos recantos do país. Traz uma função política em sua gênese, pois viabiliza a compreensão da realidade e das novidades que chegam a esses lugares. Em Portugal, servia para informar os analfabetos, que existiam aos borbotões. Ganhou esse nome por causa da antiga tradição de pendurar os folhetos em cordas ou barbantes à venda.
Estreia da Belmira Comunicação como realizadora, a série Encontro Virtual com Poetas Populares será registrada pela Iracema Filmes e viabilizada através de recursos do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo Federal e da Lei Aldir Blanc.
https://www.youtube.com/channel/UCs_-AW5Rcsx3W_LNz0i8iZw
https://www.instagram.com/amocordel/
PROGRAMAÇÃO DAS LIVES:
Dia 3 de abril, às 16h
PATRIMÔNIO IMATERIAL: CORDEL, CAPOEIRA E SAMBA
Com Lobisomem e Severino Honorato
Mediação: Mônica da Costa, assessora de Patrimônio Imaterial do Iphan RJ
Dia 10 de abril, às 16h
O ROMANCE NA LITERATURA DE CORDEL
Com Moreira de Acopiara e Jose Valter Pires
Mediação: Carolina Nascimento, pesquisadora do Observatório do Patrimônio Cultural do Sudeste
Dia 17 de abril, às 16h
A LITERATURA DE CODEL, A GAIATICE E O JOCOSO
Com Dalinha Catunda e Lindicássia Nascimento
Mediação: Fernando Assumpção, curador do Encontro Virtual com Poetas Populares
Dia 24 de abril, às 16h
CORDEL NA CONTEMPORANEIDADE
Com Rosilene Melo e Zé Salvador
Mediação: Ricardo Lima, professor do Instituto de Artes da Uerj