Cultura: Cia. de SP chega em Salvador para promover Fórum de Dança
No ano de 2012 surge nos palcos de São Paulo uma nova forma de abordagem na dança contemporânea. Um processo de criação que dialogasse com questões raciais, de gênero e que desenvolvesse nos palcos mais do que uma dança contemporânea: mas uma Dança Preta Contemporânea. Nascia então a Dança da Indignação, metodologia que surgiu de uma necessidade do amadurecimento estético
da Cia. Sansacroma, grupo paulistano criado e dirigido por Gal Martins, que chega a Bahia para abrir o chamamento para participação no 1º Fórum de Criação Convivial: A Dança da Indignação | TERRITÓRIO SALVADOR, que acontece de 20 de setembro a 01 de outubro de 2021, das 19h às 22h, na CASA CHARRIOT, na Rua Conselheiro Lafaiete, 5 – Comercio, Salvador. A atividade é gratuita mediante inscrição até dia 12 de setembro de 2021.
A proposta desse Fórum, em sua primeira edição na cidade de Salvador, é partilhar entre as participantes os laboratórios de criação que compõem essa metodologia denominada: A Dança da Indignação. É destinado exclusivamente para artistas residentes em Salvador – BA (prioritariamente artistas negres, LGBTQIAP+ e das periferias). A pesquisa se consolida nos cinco últimos espetáculos do repertório da Cia. (A Máquina de Fazer Falar, Outras Portas, Outras Pontes, Rebanho, Sociedade dos Improdutivos e Rituais de Suspeição) e na realização de três edições do Fórum de Criação Convivial na cidade de São Paulo.
Com orientação geral de Gal Martins e colaboração de Regina Santos e Flip Couto, o Fórum reflete a INDIGNAÇÃO como potência de criação e composição de dramaturgias coreográficas e narrativas a partir da relação entre arte, vida, território, corpo marginal, corpo dissidente e pretitude.
“Estar em Salvador é uma ação potente e simbólica na atual conjuntura e atuação da Cia Sansacroma. Propomos uma troca e convergência de afetos, ancestralidades e jornadas. Estamos preparando para que este Fórum nesse tempo tão complexo e caótico seja um espaço de segurança, de escuta, de cuidado, de afeto, de organização dos ódios e de desobediência”, explica Gal Martins, que completou recentemente 18 anos de Sansacroma, companhia ganhadora do prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte na categoria Dança em 2018.
Nesta edição propõem-se a imersão de 10 dias de atividades com carga horária total de 50 horas, sendo 10 horas de atividades assíncronas. Também será realizado um compartilhamento público dos processos dos/das participantes. Serão selecionades 15 artistas que deverão ter disponibilidade para participar dos encontros que serão realizados presencialmente seguindo todas as orientações de segurança e prevenção da pandemia.
A lista de aprovades será publicada nas redes sociais de Gal Martins e da Cia Sansacroma e também via e-mail cadastrado na inscrição. “O Fórum é um espaço de discussão pública. Pontos de vista podem ser expostos, sendo acrescidos por problematização. Para nós, pensar um fórum de criação convivial, proporciona um processo de disseminação e validação da pesquisa. Outros artistas com múltiplas experiências em dança podem contribuir através da problematização dos procedimentos criados, bem como podemos afirmar em corpos que nunca vivenciaram a pesquisa da Cia e a eficiência da metodologia”, complementa Gal. Na Cia Sansacroma, ela afirma que é levado em consideração a importância de elaborar conscientemente os horizontes e os princípios que orientam o nosso cotidiano social e de trabalho. Assim, além da indignação, Gal considera o convívio entre diferenças e individualidades estéticas, condição fundamental para práticas de empatias criativas.
1º Fórum de Criação Convivial: A Dança da Indignação | TERRITÓRIO SALVADOR
De 20 de setembro a 01 de outubro de 2021, das 19h às 22h, na CASA CHARRIOT, na Rua Conselheiro Lafaiete, 5 – Comercio, Salvador.