Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Cultura Digital e cultura livre em debate na UFBA

3 minutos de leituraModo Leitura

Desde a pandemia da Covid19 o mundo se deparou com uma proliferação de tecnologias digitais de  informação e comunicação que mexeram de forma definitiva com vários ramos da sociedade. As plataformas educacionais adentraram na educação, os hackers ganharam protagonismos, a educação entrou em crise, o mundo do trabalho passou a conviver com novas formas de organização com a presença dos aplicativos e, agora, a chamada inteligência artificial adentrando no nosso cotidiano de forma veloz. Todas essas e muitas outras questões estarão em debate desde hoje 15/10 ate a próxima sexta feira 18 de outubro no III Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo: educação, ativismo e soberania digital, promovido pelo grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC/FACED/UFBA) em parceria com a Academia de Ciências da Bahia (ACB) com apoio da CAPES, do NIC.br/CGI.br e de diversos outros órgãos e setores.
A abertura, na terça feira, dia 15 de outubro, às 14:30 na Faculdade de Direito da UFBA, terá umas Boas Vindas Antiracista, com palavras proferidas pela jurista, promotora do Ministério Público da Bahia e escritora Lívia de Santana Sant’Anna Vaz, seguida de uma homenagem ao dia do professor e da professora pela APLB Sindicato, SINPRO-Bahia e APUB.
O evento é gratuito, com certificado, e está aberto ao público em geral. As inscrições podem ser feita através do site escolamundo.ufba.br/seminario2024.
Ainda na abertura, com um texto escrito e dirigido por Gordo Neto, O hacler Galelu Galilei, numa adaptação livre da peça de Bertold Brechet, com os atores Rui Manthur e Gesner Braga.
Encerrando a programação de abertura Delírios Utópicos, dialogo que Nelson Pretto terá com dois convidados: a escritora Lívia de Santana Sant’Anna Vaz e o professor emérito do CSIC – Centro Superior de Pesquisas Científicas, de Madrid/Espanha,
Na quinta feira, dia 17, no Museu de Arte da Bahia, na Vitória, acontecerá o debate Cultura Livre e Cultura Digital, sob a coordenação do Messias Bandeira, com a presença de DJ Gabão, IJ Ana Dumas, d DJ e professor da UFRB, Cláudio Manuel, Karla Brunet e Giselly Lima, da UFBA, Rose Lima, do TCA e Casa Rosa, da antropóloga Goli Guerreiro, Fabricio Brito, da Periferia Brasileira das Letras e do Grupo Pombagem e Pola Ribeiro, cineasta, Diretor do MAB. O debate será animado com Discotecagem de IJ ana dumas (Carrinho Brau).
Logo após o debate, no prórpio MAB os lançamentos dos livros “Conexão Escola-mundo: uma rede em processo”, de Nelson Pretto, Andrea Lapa, Mariona Grane Oro, EDUFBA, “Conexão Escola-Mundo: espaços inovadoras para a formação cidadã’, organizado por Nelson Pretto e Andrea Lapa, EDUFBA, e “Em Tramas” de Andrea Lapa, EDUFBA.
Será apresentado e distribuído a publicação Plataformização da Educação brasileira pelas grandes empresas do vale do Silício americano, coordenada pelo professor da Unicamp Rafael Evangelista III, um dos três representantes da comunidade acadêmica no Comitê Gestor da Internet (CGI.br)

Serviço:
Inscrições gratuitas: escolamundo.ufba.br/seminario2024.
III Seminário Internacional Conexão Escola-Mundo: educação, ativismo e soberania digital
Locais: Faculdade de Educação da UFBA e Museu de Arte da BahiaAbertura: Auditório da Faculdade de Direito – 14:30 horas
Contatos:
Prof. Nelson Pretto 71987791906
Pofa Maria helena Bonilla: 71 9135-8331
Profa Salete Noro: 71 9284-3831

Compartilhar:

Mais lidas