Curso “A Semana de Arte Moderna de ’22” para alunos da Rede Pública, professores e artistas.
O objetivo do curso é rever a Semana de Arte Moderna em São Paulo, ocorrida em 1922 que, portanto, fará 100 anos. E a partir desta referência, compreender os modernismos ocorridos para além de sua centralidade, provocados por agentes também centenários nesse início de milênio. Personalidades que com suas atuações ao longo do século passado, estabeleceram redes de relações em vários setores culturais e criaram o espaço/tempo moderno no Brasil. O artista Sandro Abade Pimentel quer instigar artistas e outras personalidades a começar a pensar sobre os 100 anos da Semana de Arte Moderna
em 2022, onde será um marco temporal que irá definir noções de modernidade em nosso país.
O curso que acontecerá em dois dias (23 e 30 de Outubro) gratuitamente será transmitido numa linguagem simples através de e-books didáticos que estão disponibilizados no site do IMCAV – Instituto Memória e Cidade em Artes Visuais. A performance de apresentação dos conteúdos dos e-books, frutos de pesquisa histórica, com fontes reconhecidas e divulgadas com objetivo educacional pelo artista Sandro Abade Pimentel, foi enriquecido ainda mais, através de imagens e sons. As aulas remotas serão apresentadas através do Canal IMCAV com o link direto para o Youtube, com Chat para responder questões, tirar dúvidas e manter diálogos.
Segundo o artista Sandro Abade Pimentel, por conta de tantas dificuldades em que todos se encontram, e principalmente, os estudantes da rede pública de ensino, o curso foi também pensado para alunos do último ano do ensino fundamental que vão realizar o ENEM em 2021. Já que este é um tema que de alguma forma sempre está inserido no conteúdo programático (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias) das provas do Exame Nacional do Ensino Médio/ENEM. É indicado também como atualização de conhecimentos para professores, estudantes de cursos de artes, agentes culturais, artistas e afins.
Esta é uma ação de contrapartida do Atelier Abadepimentel, com uso do subsídio pago pelo Mapa Cultural de Salvador da Fundação Gregório de Mattos, prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo/Gov. Federal.
Maiores informações com Janete Catarino, produtora cultural através do Tel: 071
9 9111.1938 (Wts).
Para ver descrição completa da Performance Curso On-Line, link para e-books didáticos e live:
Equipe envolvida: Maria Pinheiro e Sterfane Estime (edição, streaming e fotos), Janete Catarino – comunicação e equipe de produção.
Mini Bio Sandro Abade Pimentel – artista visual
Baiano registrado em São Paulo em 1966. Estudou na Escola de Arquitetura e Urbanismo e na Escola de Belas Artes/UFBA, tornando-se Bacharel em Artes Plásticas.
Prêmios: Prêmio Aquisição no Salão Regional da Bahia (1996) Prêmio Braskem de Cultura e Arte (2003) Prêmio Residência Artística no Instituto Sacatar na IX Bienal do Recôncavo (2008) Prêmio Jorge Portugal em Artes Visuais (2020), catálogo virtual da sua trajetória: Efêmeros e Eternos na Construção do IMCAV – Instituto Memória e Cidade em Artes Visuais. Exposições (resumido): Participação no Projeto Arte de Passagem, em 2014, 2018, e em 2021; 3.a Bienal da Bahia, 2014; The Big Bem, Palácio da Aclamação, 2008 (Fundo de Cultura da Bahia); Cama, Mesa e Banho-Galeria da Cidade, 2003; Na Baixa dos Sapateiros-Casa de Angola na Bahia, 2002; Retrato Filmado na Baixa dos Sapateiros-Galeria do Goethe Institut – ICBA, 2002; Água 100 +, Galeria da ACBEU, 2001.
O quê: Curso on-line “100 ANOS DA SEMANA DE ARTE MODERNA:
REVENDO PERSONALIDADES CENTENÁRIAS QUE FIZERAM O SÉCULO MODERNO NO BRASIL”.
Performance Curso On-line por Sandro Abade Pimentel.
Quando?
1.a aula – “O centenário da Semana de Arte Moderna em São Paulo, 1922”.
Dia: 23 de outubro (sábado) das 11h às 11h 40min.
2.a aula – “Os centenários de Anísio Teixeira (2000), Cecília Meireles (2001), Carlos Drummond de Andrade (2002) e Ary Barroso (2003).
Dia: 30 de outubro (sábado) das 11h às 11h 40min.
Onde? Site do IMCAV – Instituto Memória e Cidade em Artes Visuais https://www.imcav.com.br
Público alvo: Alunos que prestarão o ENEM este ano, professores da rede pública e privada, artistas, agentes culturais e afins.
Gratuito!