Salvador, 11 de May de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Curso & Evento
Calendário de Eventos help
Mês anterior Dia anterior Próximo Dia Próximo Mês
Ver por Semana Veja Hoje Buscar
ALB realiza o II Seminário Arte e Pensamento Indígenas
Segunda-feira 02 Maio 2022, 19:00 - 21:00

Acessos : 160

O II Seminário Arte e Pensamento Indígena, iniciativa da Academia de Letras da Bahia, dialoga com as produções artísticas e intelectuais dos povos originários brasileiros. Esta edição acontecerá no dia 02 de maio (segunda-feira), às 19 horas, no canal da ALB no YouTube.

Representando o povo Tuxá de Rodelas, do extremo norte baiano, a ativista e artista indígena Yacunã Tuxá se destaca por suas ilustrações digitais que retratam, principalmente, as mulheres indígenas no exercício de existir, articulando estratégias de proteção do corpo, espírito e território. Algumas de suas obras podem ser vistas no Programa Convida, desenvolvido pelo Instituto Moreira Salles durante a pandemia.

Também do campo das artes visuais, Célia Tupinambá, liderança indígena, professora, intelectual, artista e cineasta, pertencente ao povo da aldeia Serra do Padeiro, na Terra Indígena Tupinambá de Olivença (Sul da Bahia), apresenta o manto sagrado criado em 2020, obra baseada no Manto Tupinambá que data do século XVI e que está conservado na reserva do Museu do Quai Branly, em Paris, na França. O trabalho artístico e de pesquisa de Célia Tupinambá busca resgatar as tradições do povo Tupinambá e, também, questionar as apropriações das produções artísticas dos povos originários pelos colonizadores.

Em face dos ataques aos direitos dos povos indígenas e da escalada de violência contra essas populações, serão discutidos no seminário temas relativos à educação indígena e seu direito à autonomia e trabalho decente. Para essas discussões, foram convidadas a professora doutora Nathalie Pavelic, que atua desde 2011 na Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), integrando a equipe do projeto Cunhataí Ikhã, apoiado pela Fundação Malala, em prol da melhoria da educação das meninas indígenas da Bahia; e, a Subprocuradora-Geral do Trabalho Edelamare Melo, que coordena o Grupo de Trabalho do Ministério Público do Trabalho “Povos Originários e Comunidades Tradicionais”.

O seminário é um evento gratuito e aberto ao público. Para participar, basta acessar o canal do YouTube da Academia de Letras da Bahia, no dia 02 de maio, às 19 horas. Os estudantes e demais pessoas interessadas terão a oportunidade de receber um certificado de participação (02 horas). O link para inscrição ficará disponível para preenchimento durante a transmissão.

O Seminário Arte e Pensamento Indígenas é uma iniciativa da Academia de Letras da Bahia empenhada numa atuação que compreende e dialoga com a construção diversa do Brasil. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

- II Seminário Arte e Pensamento Indígenas -

02/05/2022 (segunda-feira)

Das 19h às 21h

https://youtube.academiadeletrasdabahia.org.br

Gratuito (com emissão de certificado)

Redes sociais: @academiadeletrasdabahia @secultba

#alb #arteepensamentoindigena #arte #pensamento #indigena #povosoriginarios

Tags: Célia Tupinambá, Yacunã Tuxá, Nathalie Pavelic, Edelamare Melo, Ordep Serra, Edilene Matos.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Glicéria Jesus da Silva (Célia Tupinambá) é uma liderança indígena, professora, intelectual e artista da aldeia Serra do Padeiro, localizada na Terra Indígena Tupinambá de Olivença (sul da Bahia, Nordeste do Brasil), na Mata Atlântica. Sua pesquisa se concentra nos esforços contemporâneos dos Tupinambá para recuperar sua língua e aspectos de sua cultura material, entrelaçados com sua luta pela terra. Mais especificamente, investiga as conexões entre os mantos remanescentes de penas de íbis produzidos pelos Tupinambá durante os séculos XVI e XVII – todos atualmente guardados em museus europeus –, a língua Tupi Antigo e a produção de mantos contemporâneas, no quadro da recuperação territorial.

Yacunã Tuxá é uma ativista e artista indígena pertencente ao povo Tuxá de Rodelas, extremo norte baiano. Graduanda em Letras Vernáculas com Língua Estrangeira Moderna (Português e Espanhol) pela Universidade Federal da Bahia (ILUFBA), é ilustradora, desenhista, pintora e colagista. Destaca-se por suas ilustrações digitais que retratam, principalmente, as mulheres indígenas no exercício de existir, articulando estratégias de proteção do corpo, espírito e território.

Nathalie Pavelic é Doutora em Cultura e Sociedade pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em (Pós-Cultura) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e em Antropologia Social e Etnologia pelo Institut Interdisciplinaire d'Anthropologie du Contemporain (IIAC), Laboratoire d'Anthropologie des Institutions et des Organisations Sociales (LAIOS) da Ecole des Hautes Etudes en Sciences Sociales (EHESS), França. É pesquisadora associada do Programa de Pesquisas sobre Povos Indígenas do Nordeste Brasileiro (PINEB/UFBA) e do Justice and Indigenous People Rights (JUSTIP/EHESS). Atua desde 2011 na Associação Nacional de Ação Indigenista (Anaí), na qual faz atualmente parte da equipe do projeto Cunhataí Ikhã apoiado pela Fundação Malala em prol da melhoria da educação das meninas indígenas do Estado da Bahia.

http://lattes.cnpq.br/4688628884313094

Edelamare Melo é Subprocuradora-Geral do Trabalho. Coordenadora do Grupo de Trabalho do Ministério Público Do Trabalho “Povos Originários e Comunidades Tradicionais”. Doutora em Direito pela Universidade Pablo de Olavide (Sevilha-Espanha). Coordenadora do Projeto Áwùrè, instituição parceira da Academia de Letras da Bahia, Edelamare Melo tem se destacado na defesa dos direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais do Brasil e na luta contra o racismo. Organizou recentemente um Seminário Internacional sobre o assunto.É também sacerdotisa (ebomin) do Ilê Axé Araká Ogodô.

 

Valor Acesso Grátis

Debatedores: Célia Tupinambá, Yacunã Tuxá, Nathalie Pavelic, Edelamare Melo, Ordep Serra, Edilene Matos. Exibição: Canal da ALB no YouTube: https://youtube.academiadeletrasdabahia.org.br

 

Voltar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-181Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-034Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-055Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-095Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-252Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-365Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0878Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1056Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1244Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1480Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: