Salvador, 16 de May de 2021
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Notícias Culturais
Misturando pop com piseiro, Jô lança sua sofrência dançante, “Amor Bandido”
Sáb, 15 de Maio de 2021 03:44

Jo_Misturando_pop_com_piseiroO cantor soteropolitano, Jô Barros finalmente lançou seu primeiro single no ano de 2021 e já revela que essa é apenas a primeira surpresa para um projeto que promete se estender até o segundo semestre do ano. Intitulada “Amor Bandido”, sua nova música de trabalho, estreou nesta quinta-feira (13) e veio trazendo a cultura e os ritmos do nordeste em peso.

Misturando arte, imagem e som, inclusive arte aprendida com sua grande diva, Madonna, Jô revela que suas grandes inspirações sempre partem de IzaGilberto Gil. Com isso, Jô nos mergulha no universo do pop com o piseiro, uma espécie de forró eletrônico.

“Para ‘Amor Bandido’ eu e Caio, stylist desse projeto, escolhemos uma estética anos 2000, algo que lembra Augustinho Carrara, personagem clássico da ‘Grande Família’, só que uma versão 2.0, com a energia da Bahia! Encontramos o

 
Escritora baiana utiliza da ludicidade para falar sobre a epilepsia
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:57

Bia_Liga-DesligaBia é uma menina feliz, de 11 anos, que tem o sonho de ser bailarina, mas de repente... ela desliga. Esse é o enredo do novo livro da escritora baiana Joelma Queiroz, que será lançado no dia 15 de maio. “Bia liga-desliga” conta a história de uma criança portadora de epilepsia, onde a autora apresenta o cotidiano de quem precisa enfrentar a vivência das crises epilépticas, suas manifestações sensitivas e sensoriais.

Na narrativa, Joelma traz a temática de forma lúdica, mas sem deixar de lado a discussão em torno do assunto, para que seja possível uma aproximação com os públicos adulto e infantil. Diante da atuação na área educacional, foi na rotina enquanto docente e gestora que ela se aproximou do tema e percebeu a importância desse debate. “No ambiente escolar passei a perceber melhor os estigmas criados pela sociedade aos portadores de epilepsia. Já acompanhei estudantes que faziam tratamento neurológico e externalizavam o sofrimento

 
Salvador futurista: E-book da HQ "-13 - 38: Amanhã de novo" está à venda por valor promocional
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:42

Amine_Barbuda_foto_Agnes_CajaibaA ilustradora Amine Barbuda e o roteirista Igor de Albuquerque lançaram a versão digital do livro "-13 -38: Amanhã de novo" (77 páginas), com um epílogo inédito e exclusivo, pela editora P55 Edição.

A história, que propõe um mergulho em uma Salvador futurista, foi publicada em 2019 em formato físico e agora está programada especialmente para leitores digitais (e-readers), oferecendo uma nova experiência de ler quadrinhos neste momento em que não está sendo possível a circulação em feiras e eventos de HQ. O e-book está à venda pelo preço promocional de R$ 5,99.

A partir do dia 20/05, o livro digital será vendido por R$ 40, no site da editora P55 Edição (p55.com.br) e na Amazon (Amazon.com.br). A live de lançamento com os autores do livro e convidados surpresa está disponível no canal do YouTube de

 
Artistas negras e afro-ameríndias estrelam Mostra Frequências Preciosas de 21 a 23 de maio
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:37

Frequencias_PreciosasMúsica feminina, preta e independente. É daí que parte a Mostra Festival Frequências Preciosas, que acontece entre os dias 21 e 23 de maio, às 19h, pelo YouTube. Uma realização da plataforma Frequências Preciosas (@frequenciaspreciosas), a Mostra reúne seis cantoras baianas em uma celebração à arte de mulheres negras e afro-ameríndias da música brasileira independente. Na programação, pocket shows das artistas Aiace, Amanda Rosa, Iane Gonzaga, Ivana Gaya, Viviane Pitaya e Emillie Lapa.

Inteiramente gratuito, O Festival integra a programação do 1º Congresso Frequências Preciosas, evento realizado em março que movimentou a cadeia produtiva da música independente, durante três dias intensos de programação, com palestras e mesas-redondas que envolveram 15 especialistas, e reunindo mais de 250 participantes, entre artistas e profissionais de música de todo o país.

 
Muato lança clipe de “Mo Fé Tu” com Nara Couto
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:08

NARA_COUTO_E_MUATOO novo single do polivalente Muato (ele canta, compõe, atua, produz, pesquisa, escreve roteiro, toca violão de oito cordas e outros instrumentos) já está disponível em todas as plataformas digitais. Desta vez, ele compartilha os vocais com a baiana Nara Couto em “Mo Fé Tu”, também registrado em clipe.

Unindo o iorubá com a língua portuguesa, “Mo Fé Tu” é uma invenção poética que expressa uma nova forma de dizer "Eu te amo". É a segunda música da Live Session do projeto “AfroLove Songs ou A Canção Urbana de Amor Política”, com mais três lançamentos previstos até agosto.


A parceria de Muato com o ator e compositor Danilo Mesquita começa com a expressão "um pedaço de rua", fazendo referência à moradia do casal. “Essa música traça um paralelo

 
Igor Gnomo lança álbum “Formiga Preta” com influência de jazz, rock e Nordeste
Sáb, 15 de Maio de 2021 00:04

Igor_Gnomo_lanaNa liberdade artística do jazz, uma inventiva música instrumental nordestina e de matriz africana aparece forte em “Formiga Preta”, novo álbum do guitarrista, produtor e compositor Igor Gnomo. Terceiro da carreira desse baiano de Paulo Afonso, o disco reforça a identidade jazz-rock-nordeste do músico, em que a sonoridade própria revela um artista de personalidade e talento. O trabalho foi um dos selecionados pelo “Prêmio das Artes Jorge Portugal 2020 - Premiação Aldir Blanc Bahia”, da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e chega à todas as plataformas de streaming pelo Selo Digital Ruffo no mês de maio.

Além do disco, o projeto ainda contempla o mini-documentário e clipe da composição "Cura" no YouTube (canal do artista). Rico em polirritmia e sincopado como um bom jazz tradicional, “Formiga Preta” flerta também com o jazz mais moderno, mais

 
Meninas Podem. Uma oficina de teatro para explorar histórias de mulheres incríveis!
Sex, 14 de Maio de 2021 16:39

MENINAS_PODEMO grupo de teatro A Panacéia propõe uma oficina de teatro, on-line, para investigar histórias de mulheres reais: as que fizeram a História e muitas vezes não sabemos que existiram e também nossas tias, avós, mães, madrinhas… Mulheres com quem convivemos e que admiramos. O trabalho é voltado para o público infanto-juvenil e acontecerá em duas turmas, separadas por faixa etária: meninas de 07 a 10 anos e de 11 a 14 anos.

Será um espaço de descoberta, debate e criação, que será construído junto com as meninas participantes, a partir da contação de histórias, jogos e outras dinâmicas. A oficina acontecerá de forma virtual através da plataforma Zoom.

A oficina integra o projeto “MENINAS PODEM!” que está em curso desde 2019 e envolve a pesquisa e divulgação de histórias de mulheres da História, buscando superar invisibilidades históricas e criar novos futuros possíveis para meninas e

 
Memorial é inaugurado no ano que marca cinquentenário de Clarindo Silva à frente da Cantina da Lua
Sex, 14 de Maio de 2021 06:09
Memorial__inaugurado_no_ano_Cantina_da_LuaO Projeto Cultural Cantina da Lua e o coletivo É Samba da Bahia! (ÉSBA!) promovem no próximo dia 18 de maio o lançamento do Memorial Cantina da Lua, acervo digital do estabelecimento que é um símbolo de resistência cultural e social do Centro Histórico de Salvador. A inauguração do portal será transmitida pelos canais do YouTube do coletivo É Samba da Bahia! (ÉSBA!) e da Cantina da Lua, em live que contará com a presença de Clarindo Silva e dos realizadores do projeto.
O Memorial Cantina da Lua abrigará um amplo acervo de fotografias, reportagens e documentos que contemplam a atuação de Clarindo Silva à frente da Cantina da Lua nos últimos 50 anos, além de uma linha do tempo que apresenta de forma detalhada a história do estabelecimento, desde a sua fundação até os dias de hoje. Uma seção biográfica de Mestre Calá, que evidencia a sua atuação permanente de luta e defesa pela região do Pelourinho, bem como um estudo apurado sobre o Projeto
 
TCA está com inscrições abertas para cursos de iniciação à musica sinfônica até o dia 16 de maio
Sex, 14 de Maio de 2021 00:48
TCA_est_com_inscries_abertas_Fernando_Vivas_GOVBAO Teatro Castro Alves (TCA) está com inscrições abertas, até o dia 16 de maio, para o novo ciclo dos cursos de iniciação ao universo da música sinfônica. São oferecidas 370 vagas. As aulas serão realizadas no ambiente digital e não é necessário ter conhecimento prévio. As inscrições são gratuitas, e o formulário está disponível no site do TCA (www.tca.ba.gov.br).
Esta é a segunda edição do projeto em 2021, que terá turmas matutinas e noturnas. A iniciativa conta com a parceria do Centro de Formação em Artes (CFA) da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb).
Segundo a diretora artística do TCA, Rose Lima, a iniciativa foi iniciada em 2020 e mais de 700 pessoas já participaram dos cursos oferecidos. “Com esse projeto, temos certeza de que estamos levando a música para dentro da casa das pessoas.
 
Giovani Cidreira lança dia 19 de maio Nebulosa websérie
Sex, 14 de Maio de 2021 00:06

Giovani_Cidreira_NEBULOSA_BABYCom foco em Valéria, bairro periférico e de origem do cantor, Giovani Cidreira, que assina esta nova fase como GIO, cria uma ponte inusitada entre seu ambiente cultural/local e sua ancestralidade para lançar a Nebulosa websérie, no dia 19 de maio, no seu Canal do Youtube. Em quatro episódios, a serem lançados sempre às quartas - até 9 de junho, a obra contará ainda com um episódio ao vivo em formato de reunião aberta ao público do Zoom, no dia 14 de junho, na semana do lançamento do segundo e inédito álbum do cantor Nebulosa Baby, lançado pelo selo RISCO, obra que motiva toda essa produção e que estreia conjuntamente com uma produção audiovisual.

A série - focada em cinco faixas do disco e álbum Nebulosa Baby, motes para construção de cada episódio - pretende levar o público a assistir uma conexão singular por meio da música e da diversidade, dando acesso a imagens, acontecimentos,

 
Bigod ilustra cartilha infantil no Projeto Tessituras do saber: patrimônio, memória e identidade
Sex, 14 de Maio de 2021 00:04

Bigod_ilustra_cartilha_infantil_Fotografia_de_Paulo_TellesO projeto Tessituras do saber: patrimônio, memória e identidade lança ciclo de ações sobre educação patrimonial, coordenado pela cientista social e administradora, Adriana Cerqueira e conta com a participação da Mestre em Cultura e Sociedade, Historiadora, Pedagoga, Especialista em História e Cultura Baiana, Magnair Barbosa e da Mestre em Estudos Étnicos e Africanos, Cientista Social e Especialista em metodologia de Ensino sobre Estudos Étnicos e Africanos, Nívea Alves Santos, na elaboração das duas cartilhas.

Contemplado no Prêmio Jaime Sodré de Patrimônio Cultural, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal, a proposta foi idealizada a fim de contribuir no processo de entendimento sobre o que é patrimônio cultural, por meio de um e-book para o público

Última atualização em Sáb, 15 de Maio de 2021 04:35
 
«InícioAnterior12345678910PróximoFim»

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.410Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.274Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.157Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.026Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.155Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.098Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • A Justiça brasileira_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?