Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Décio Torres ministra palestra sobre cinema e literatura na ALB

2 minutos de leituraModo Leitura

A Academia de Letras da Bahia convida para a palestra ‘A literatura no cinema: filme como leitura e tradução’, com o escritor, crítico literário, pesquisador e membro da ALB, Décio Torres. Será nesta quinta-feira, 24 de outubro, às 17h, na sede da ALB (Palacete Góes Calmon – Av. Joana Angélica, 198, Nazaré).

A explanação de Décio Torres, Cadeira 19 da ALB, vai enfatizar o modo como a tradução fílmica provoca uma percepção diferente do texto escrito e como adiciona novos significados ao texto literário.

“Existem diferentes modos de análise de adaptações cinematográficas de obras literárias, a depender da perspectiva: da crítica literária e/ou da performance teatral; da teoria do cinema e das demandas do meio; dos estudos de tradução intersemiótica; da intermedialidade; e da adaptação como estudo autônomo. Nesta palestra, as adaptações cinematográficas serão vistas como diferentes leituras de obras literárias, como traduções nas quais são enfatizados os ganhos em vez das perdas”, ressalta o autor de livros como ‘A poesia da matemática’ (Caravana), lançado este ano.

Alguns exemplos serão extraídos das literaturas de línguas inglesa – especialmente da obra shakesperiana -, francesa e brasileira, culminando com uma análise de parte do filme ‘O pagador de promessas’ (1962), dirigido por Anselmo Duarte, e baseado na peça de Dias Gomes. Além disso, será feito um resumo histórico dos estudos das relações entre cinema e literatura.

O evento é aberto ao público e gratuito, com a entrega de certificado.

A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

Compartilhar:

Mais lidas