Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Dimenti abre inscrições para “Oficina Biblioteca de Dança”

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Neto_Machado_Foto_por_Patricia_Almeida_2019_1

Fundada em 1998 em Salvador, a Dimenti Produções Culturais é um ambiente de criação e produção artística que celebra, em 2021, 23 anos de atividade ininterrupta, com trabalho reconhecido nacional e internacionalmente. Com o projeto “Despir o Tempo”, esta trajetória é festejada

e continuada através de ações que têm a memória da dança, linguagem fundamental desta existência, como motor criativo. O primeiro ato é a “Oficina Biblioteca de Dança”, voltada a artistas e estudantes das artes, que vai acontecer em turma virtual, com 20 vagas, nos dias 9 e 11 de fevereiro, das 16h às 18h. As inscrições são gratuitas, por ordem de submissão, e devem ser feitas no formulário disponível em https://tinyurl.com/oficinabiblioteca, até a lotação.

Este minicurso, com carga horária de 4 horas, é inspirado pela instalação “Biblioteca de Dança”, dos coreógrafos Neto Machado, que vai ministrar a oficina, e Jorge Alencar – membros da Dimenti. Nesta obra, estreada em 2017 e já apresentada em diversas cidades do Brasil e do mundo, além de em versão audiovisual para internet, artistas da dança compartilham coreografias que marcaram suas vidas, transformando-se em livros vivos que performam “contações dançantes de história”, entre ficção, teoria, palavras, gestos e movimentos.

Como se documenta arte com o próprio corpo? Este é o xis da questão que tem mobilizado a pesquisa de Neto e Jorge na criação de obras que investigam e revelam as memórias e marcas de artistas de diferentes corpos, repertórios, origens, dando visibilidade tanto para uma geração de criadores da cena baiana como para um dado contexto temporal e geográfico, constituído de produções singulares e heterogêneas.

Com a “Oficina Biblioteca de Dança”, esta rede de investigação e trocas pretende ser ampliada, reconhecendo que a história só pode ser produzida e documentada coletivamente. Cada participante vai ser convidado a eleger obras artísticas que lhes atravessam a memória e, a partir de práticas de composição, elaborar suas contações por meio de descrições, fragmentos de cenas e outros elementos que reproduzam suas sensações.

O projeto “Despir o Tempo” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Projeto Despir o Tempo

Oficina Biblioteca de Dança

Com: Neto Machado

Público-alvo: Artistas das diversas linguagens e estudantes das artes

Inscrições: A partir de 4 de fevereiro, até lotação das vagas

https://tinyurl.com/oficinabiblioteca

Aulas online ao vivo

Quando: 9 e 11 de fevereiro de 2021 (terça e quinta), das 16h às 18h

Carga horária total: 4 horas

Número de vagas: 20 vagas

Quanto: Gratuito

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *