Dirigentes de Cultura do país lançam manifesto em prol do setor
O Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Cultura e o Fórum Nacional de Secretários e Gestores de Cultura das Capitais e Municípios Associados lançaram nesta semana a campanha “Quero Cultura”.
Um manifesto representando mais de 50 das maiores autoridades da gestão cultural do Brasil de todas as regiões do país foi entregue ao Ministro Sérgio Sá Leitão, em encontro realizado na Biblioteca Nacional de Brasília. No texto, os dirigentes se colocam a favor do desenvolvimento cultural brasileiro e pela integralidade do Ministério da Cultura.
O presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, responsável pela gestão cultural da cidade de Salvador, esteve no evento e, signatário da campanha, defende o reforço das políticas de cultura no país. “É uma questão de está além da viabilidade das produções artísticas ou das manifestações tradicionais, estamos falando de economia, porque a cultura responde por cerca de 2,5% do PIB nacional, mas também da possibilidade de criar políticas que fortalecem a segurança pública, a educação, o turismo e uma série de outros setores”, assinala Guerreiro.