Documentário sobre Glauber Rocha abre o XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema
Em sua primeira edição online e totalmente gratuita, o Panorama Internacional Coisa de Cinema começa no dia 24 de fevereiro (quarta-feira), com a exibição do documentário “Antena da Raça”, de Luis Abramo e Paloma Rocha. Selecionado para o Festival de Cannes de 2020, o longa reúne o cinema de Glauber Rocha, imagens de 1979 (ano marcado pela Lei da Anistia) e cenas do Brasil de 2018.
Em 1979, Glauber fazia o programa Abertura, na TV Tupi, no qual interrogava aquele Brasil contraditório e em ebulição. Paloma, filha do cineasta baiano, e Luis, colocam essas imagens restauradas em fricção com a obra de Glauber Rocha e imagens do país de 2018, também repleto de contradições e tensões.
O filme será disponibilizado às 20h do dia 24 e permanecerá acessível por 24 horas. Para assistir a toda a programação, basta se cadastrar no site do festival (xvi-panorama.coisadecinema.com.br). Uma breve abertura será realizada pelos coordenadores do festival, Cláudio Marques e Marília Hughes, às 19h, do dia 24, com transmissão no canal do Panorama no Youtube.
Uma realização da produtora Coisa de Cinema, o XVI Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece até o dia 3 de março. O festival tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.