Edilene Matos ministra palestra sobre cordel na ALB
A Academia de Letras da Bahia realiza a palestra “Novos diálogos: por um cordel remoçado”, a ser ministrada pela renomada Professora e Acadêmica Edilene Matos. O evento, que será realizado no dia 21 de março de 2024, das 17h às 19h, na sede da Academia de Letras da Bahia, é aberto ao público e gratuito.
A literatura de cordel é uma forma rica de expressão cultural que combina habilidades escritas e orais, quebrando fronteiras e permitindo a circulação de novas ideias e diálogos. Na palestra, a Professora Edilene Matos explora as novas dinâmicas do cordel, destacando como essas narrativas são
influenciadas pelo contexto contemporâneo, muitas vezes marcado por desafios e mudanças sociais.
Em um momento em que a violência se faz presente em diversas formas, a literatura de cordel se destaca como uma ferramenta de denúncia e conscientização. Através de suas rimas e narrativas envolventes, o cordel oferece uma voz poderosa, capaz de expressar preocupações sociais e promover debates construtivos.
Durante a palestra, serão apresentados exemplos de poetas cujo trabalho tem contribuído para a renovação e revitalização do cordel, destacando sua relevância contínua na sociedade contemporânea.
O evento “Novos diálogos: por um cordel remoçado” promete ser uma oportunidade única para explorar o rico universo da literatura de cordel e sua evolução no contexto atual. Todos são bem-vindos para participar e enriquecer essa discussão.
Sobre a Academia de Letras da Bahia:
A Academia de Letras da Bahia é uma instituição cultural fundada em [ano de fundação], com o objetivo de preservar e promover a cultura e a literatura baiana. Ao longo de sua história, a Academia tem sido um importante centro de produção e difusão cultural, contribuindo para o enriquecimento intelectual e artístico da comunidade local e nacional.
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Serviço:
O quê: Palestra “Novos diálogos: por um cordel remoçado”
Palestrante: Professora Edilene Matos
Quando: 21 de março de 2024.
Horário: 17 horas.
Local: Palacete Góes Calmon – Sede da Academia de Letras da Bahia.
Redes Sociais: @academiadeletrasdabahia
#ALB #Palestra #Cordel #EdileneMatos #Cultura #Literatura #Oralidade #Bahia #AcademiaDeLetrasDaBahia
Tags: Literatura de Cordel, Edilene Matos