Em agosto, Orquestra Sinfônica da Bahia homenageia 100 anos de Astor Piazzolla em live no TCA
A Orquestra Sinfônica da Bahia traz em agosto uma programação que une música e outras manifestações artísticas, como a literatura e as artes visuais. No dia 10/08, às 19h, no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia) acontece a live OSBA Talks trazendo como tema “A literatura na música de concerto – Jorge Amado”. Já no dia 13/08, também às 20h, vai ao ar no canal
da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) o vídeo “OSBA Mesclas”, que traz a OSBA interpretando “Dança do Chico Rei e da Rainha N’Ginga”, do compositor brasileiro Francisco Mignone (1897- 1986), ao passo que são exibidas ilustrações do artista plástico, designer e ilustrador Roddolfo Carvalho. A OSBA encerra a programação do mês com a live concerto “Piazzolla 100 anos”, que homenageia o centenário de nascimento do compositor argentino Astor Piazzolla, com a orquestra interpretando “As quatro estações portenhas”. A live acontece no dia 29/08 ( domingo), às 10h, diretamente do palco do Teatro Castro Alves com transmissão ao vivo no canal da OSBA no Youtube.
OSBA TALKS: em parceria com a Academia de Letras da Bahia (ALB), a OSBA realiza bate-papo com o tema “A literatura na música de concerto – Jorge Amado”, explorando a obra literária do escritor baiano enquanto inspiração na música sinfônica. A conversa acontece na live OSBA Talks, no dia 13 de agosto, às 19h, será realizado no Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia) e contará com a mediação de Carlos Prazeres (regente titular e diretor artístico da OSBA) e participação de Ordep Serra (presidente da ALB, professor da UFBA, pesquisador) e de Edilene Matos (vice-presidente da ALB, professora da UFBA e pesquisadora em literatura brasileira).
Este OSBA Talks discutirá, entre outros assuntos, a peça musical “A Viagem de Gabriela”, de autoria de André Mehmari e encomendada pela OSBA em razão das celebrações do centenário do escritor baiano Jorge Amado, em 2012, e tendo como inspiração um dos seus livros mais conhecidos e adaptados. A estreia neste mesmo ano, com grande sucesso, teve o maestro Carlos Prazeres na regência, a soprano Carla Cottini enquanto solista e Caco Monteiro e Nataly Cabanas como os narradores. Em 2018, a Sinfônica da Bahia voltou a executar esta peça na série Jorge Amado.
OSBA MESCLAS: a Sinfônica da Bahia sempre possuiu em seus concertos um diálogo rico com outras expressões artísticas, sendo a relação com poesia e artes plásticas dos saraus Myriam Fraga, do OSBA no MAM, seja a relação com o audiovisual nos concertos do projeto “Futurível”. Neste mês de agosto, a orquestra traz essas relações para o ambiente virtual e estreia a série de vídeos “OSBA Mesclas”, que no primeiro vídeo musical explora as artes visuais em conjunto com a música do compositor brasileiro Francisco Mignone (1897- 1986). O vídeo vai ao ar no dia 13 de agosto, às 20h, no canal da OSBA no Youtube ( www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia), e traz a participação especial do artista plástico, designer e ilustrador Roddolfo Carvalho que faz ilustrações em tempo real enquanto a OSBA interpreta “Dança do Chico Rei e da Rainha N’Ginga”, um dos movimentos do “Maracatu de Chico Rei”, de Mignone.
LIVE CONCERTO PIAZZOLLA 100 ANOS: se estivesse vivo, o compositor argentino Astor Piazzolla (1921- 1992) teria completado seu centenário deste ano de 2021. Para celebrar uma obra tão fundamental para a música, que levou o tango aos grandes salões de concerto, a OSBA realiza a live concerto “Piazzolla 100 anos”, que acontece no dia 29 de agosto (domingo), às 10h, diretamente do palco principal do Teatro Castro Alves e com transmissão no canal da OSBA no Youtube ( www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia). Com regência do maestro Carlos Prazeres, será interpretado “As quatro estações portenhas”, um conjunto de quatro composições de tango escritas entre 1965 e 1970, como uma referência evidente à emblemática “Quatro Estações”, de Vivaldi.
CAMERATAS DA OSBA: o projeto da extensão da Sinfônica da Bahia, formado pelas quatro cameratas Opus Lumen, Quadro Solar, Bahia Cordas e Quarteto Novo, segue levando música de forma virtual para o público de instituições e centros culturais de Salvador e da Bahia. Entre os dias 11 e 14/08 vai ao ar o vídeo do projeto “Café com as Cameratas #Drops” com a Opus Lumen interpretando “Eres para mi más dulce”, o segundo movimento da “Suíte Latino Americana para Quinteto de Sopros”, do compositor suiço-brasileiro Ernst Widmer. Já entre os dias 18 e 21/08 vai ao ar o vídeo da Bahia Cordas interpretando o “Minueto em Sol Maior”, de Beethoven. Os dois vídeos estarão disponíveis em dias subsequentes no Instagram da OSBA ( @orquestrasinfonicadabahia), do Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial) e ATCA (@amigostca), além dos perfis de instituições parceiras, como o Museu Geológico da Bahia ( @museugeologicodabahia), Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (@ighbahia), Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia) e Palacete das Artes ( @palacetedasartes).
A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO DE AGOSTO DA OSBA
10/AGO – LIVE OSBATALKS
Transmissão no Instagram da OSBA
Horário: 19h
Com Carlos Prazeres e Ordep Serra – Participação especial de Edilene Dias Matos
Tema: A Literatura na Música de Concerto – Jorge Amado
Parceria entre a OSBA e Academia de Letras da Bahia
13/AGO – OSBA MESCLAS (MÚSICA E ARTES VISUAIS)
Veiculação no YouTube da OSBA
Horário: 20h
Convidado especial: Roddolfo Carvalho
Programa:
F. MIGNONE – Dança do Chico Rei e da Rainha N’Ginga
29/AGO – LIVE CONCERTO PIAZZOLLA 100 ANOS
Local: Sala Principal TCA
Horário: 10h
Regente: Carlos Prazeres
Solista: Priscila Rato (violino)
Programa:
A. PIAZZOLLA – As Quatro Estações Portenhas
ATIVIDADES DE EXTENSÃO DA OSBA:
Cameratas da OSBA na Quarentena
Café com as Cameratas #drops
Opus Lumen – ERNST WIDMER – Suíte Latino Americana para Quinteto de Sopros – II – Eres para mi mas dulce
11/08 (quarta-feira) – Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)
12/08 (quinta-feira) – Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)
– Instagram da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)
13/08 (sexta-feira) – Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia)
-
Instagram do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (@ighbahia)
14/08 (sábado) – Instagram da Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia)
– Instagram do Palacete das Artes ( @palecetedasartes)
Café com as Cameratas #drops
Bahia Cordas – L. V. BEETHOVEN – Minueto em sol maior
18/08 (quarta-feira) – Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)
19/08 (quinta-feira) – Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)
– Instagram da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)
20/08 (sexta-feira) – Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia)
-
Instagram do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (@ighbahia)
21/08 (sábado) – Instagram da Associação Atlética da Bahia (@aatleticadabahia)
– Instagram do Palacete das Artes ( @palecetedasartes)