Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Em novembro, Sinfônica da Bahia retoma as apresentações presenciais com concerto “OSBA na França” no TCA e Sarau na Flipelô

10 - 13 minutos de leituraModo Leitura
OSBA_Foto_Gabrielle_Guido

O mês de novembro começa com uma boa notícia para quem estava esperando o retorno dos concertos presenciais da Orquestra Sinfônica da Bahia. No dia 21 de novembro, às 17h, a OSBA realiza um sarau gratuito na Festa Literária do Pelourinho (Flipelô), na praça Pastores da Noite. Com regência de Carlos Prazeres e solos de flauta de Lucas Robatto e Tota Portela, o repertório prioriza compositores brasileiros como Ernani Aguiar, Guerra Peixe e o suiço radicado na Bahia Ernst Widmer. Já no dia 25 de novembro, às 20h, é momento de retorno da plateia ao palco da Sala Principal do Teatro Castro Alves

para assistir ao concerto “OSBA na França”, com um repertório de peças dos compositores franceses Fauré, Ravel, Debussy e Saint-Saëns, com regência de Carlos Prazeres e solos de violino de Francisco Roa. Informações sobre ingresso e acesso ao concerto pelo público serão divulgadas nas redes sociais e no site da OSBA (www.osba.art.br).

#OSBAFLIX | OSBA CONVIDA CRISTIAN BUDU: A programação da OSBA será híbrida, ou seja, ainda serão lançados conteúdos digitais. No dia 12 de novembro, às 20h, vai ao ar no canal da OSBA no YouTube o vídeo-concerto “OSBA & Cristian Budu”, que traz o pianista interpretando junto com Sinfônica da Bahia, sob regência de Carlos Prazeres (Diretor Artístico e regente-titular da OSBA), o “Concerto para piano nº 2 em dó menor, Op. 18”,  do compositor russo Rachmaninoff (1873-1943), uma das mais celebradas do repertório pianístico.

Para Cristian Budu, considerado um fenômeno da música clássica brasileira e que despontou na última década como uma nova referência pianística no mundo, é uma honra sem igual trabalhar com a OSBA. “Me sinto em casa. Estar de volta à Salvador e poder fazer música com um grupo que tenho tanto carinho e tocar uma obra tão importante, é muito especial pois admiro demais os princípios da OSBA, que é uma orquestra que não apenas interpreta músicas,  mas também comunica e toca as pessoas através da música”, diz o pianista, que também celebra o fato de que como se trata de um vídeo-concerto, a gravação permanecerá e poderá ser assistida por mais pessoas, inúmeras vezes.

Sobre o programa, o “Concerto para piano nº 2 em dó menor, op. 18”, de Rachmaninoff, o pianista diz que apesar de ter uma relação bastante pessoal com a obra, que tocou em alguns dos concursos que venceu no Brasil quando mais jovem, musicalmente, ainda considera o concerto um grande desafio. “Revisitar esta obra 15 anos depois, ainda mais neste período em que estamos vivendo, tem um significado muito especial porque ele é uma obra escrita numa fase de superação do próprio compositor”, diz Budu, que se refere a um período em que o compositor russo sofreu duras críticas em seus trabalho, seguido de um período de depressão e de tratamento psicológico com hipnose. Após o tratamento, Rachmaninoff compõe este concerto para piano, bastante aclamado e  o dedica ao seu terapeuta. “Interpretar esta música neste momento em que a gente precisa de superação, de dar a volta por cima, se reinventar, se revigorar, lembrar da importância da música, da arte e da cultura na vida das pessoas deste país é muito bonito e fico feliz de estar fazendo isso junto com a OSBA”, completa Budu.

OSBA TALKS: em mais uma parceria com a Academia de Letras da Bahia (ALB) para falar de música e literatura, o maestro Carlos Prazeres recebe no dia 30  de novembro, na live OSBA Talks, o professor, pesquisador, sociólogo, jornalista baiano Muniz Sodré, que além de integrante da ALB é um dos maiores pensadores do campo da comunicação no Brasil. O bate-papo, que acontece às 19h através de live no canal da OSBA no YouTube( www.youtube.som/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) vai falar sobre a emblemática novela literária espanhola “Dom Quixote” (1605), de Miguel de Cervantes e a obra homônima do compositor Richard Strauss, que escreveu em 1897 um poema sinfônico inspirado no livro espanhol que narra as peripécias de Dom Quixote, um fidalgo castelhano que perdeu a razão por ler muitos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos.

SARAU DA OSBA NO FLIPELÔ: marcando a primeira apresentação da OSBA aberta ao público em geral, no dia 21 de novembro, às 17h, na praça Pastores da Noite, no Pelourinho, a OSBA realiza um sarau dentro da programação da Festa Literária do Pelourinho (Flipelô). Com regência de Carlos Prazeres e solos de flauta de Lucas Robatto e Tota Portela, a OSBA traz um repertório variado de compositores nacionais, com as obras “Instantes II ‘de Prados”  e “Quatro Momentos nº 3”, de Ernani Aguiar; “Mourão”, de Guerra Peixe; “As Quatro Estações do Sonho, Op. 129”, de Ernst Widmer e “Mortal Loucura”, música de José Miguel Wisnik com base em poema de Gregório de Mattos.

CONCERTO OSBA NA FRANÇA: no dia 25 de novembro, às 20h, na sala principal do Teatro Castro Alves, é o momento da Sinfônica da Bahia e do seu público se encontrarem presencialmente no concerto “OSBA na França”,  após 1 ano e 9 meses de concertos virtuais em razão da pandemia do Covid-19. Com regência de Carlos Prazeres e solos de violino de Francisco Roa, este concerto terá no programa as seguintes obras de compositores franceses: “Prélude à ‘L’après-midi d’un faune’, de Debussy (1862-1918); “Havanaise, op.83” e “Introdução & Rondo capriccioso, op.28”, de Saint-Saëns (1835-1921); “Pavane pour une infante défunte”, de Ravel ( 1875-1937) e “Pavane, op.50” e “Pelléas et Mélisande, op.80: Suite”de Fauré (1845-1924).

ACESSO AO TEATRO CASTRO ALVES: Para entrar no Complexo do TCA, é preciso comprovar as duas doses da vacina ou dose única, mediante apresentação do documento de vacinação fornecido no momento da imunização ou do Certificado COVID, obtido através do aplicativo “Conecte SUS”, do Ministério da Saúde. O uso de máscara facial (cobrindo a boca e o nariz) é obrigatório para todas as pessoas durante todo o período em que estiverem nos espaços do Complexo do TCA, inclusive ao longo de toda a duração de espetáculos. O acesso será autorizado apenas após a aferição da temperatura, que deverá ser abaixo de 37,5°C.

OSBA TALKS: em mais uma parceria com a Academia de Letras da Bahia (ALB) para falar de música e literatura, o maestro Carlos Prazeres recebe no dia 30  de novembro, na live OSBA Talks, o professor, pesquisador, sociólogo, jornalista baiano Muniz Sodré, que além de integrante da ALB é um dos maiores pensadores do campo da comunicação no Brasil. O bate-papo, que acontece às 19h através de live no canal da OSBA no YouTube (www.youtube.som/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) vai falar sobre a emblemática novela literária espanhola “Dom Quixote” (1605), de Miguel de Cervantes e a obra homônima do compositor Richard Strauss, que escreveu em 1897 um poema sinfônico inspirado no livro espanhol que narra as peripécias de Dom Quixote, um fidalgo castelhano que perdeu a razão por ler muitos romances de cavalaria e pretende imitar seus heróis preferidos.

CAMERATAS DA OSBA: neste mês de novembro o projeto de extensão da Sinfônica da Bahia formado pelos grupos Opus Lumen, Bahia Cordas, Quadro Solar e Quarteto Novo segue com a retomada aos poucos ao presencial com a volta dos ensaios abertos no projeto “Café com as Cameratas”, no foyer no Teatro Castro Alves. No dia 10/11 tem apresentação da Quarteto Novo e no dia 24/11 tem apresentação da Bahia Cordas. Os ensaios abertos ocorrem às 8h15, a entrada é gratuita, com uso de máscara obrigatório e sujeito a lotação do espaço.

A programação das cameratas também continua no ambiente digital com o  “Café com as Cameratas #Drops”, que traz vídeo da camerata Quadro Solar interpretando “Andante” do London Trio nº 1” do compositor vienense Joseph Haydn (1732-1809). Os vídeos serão exibidos entre os dias 10 e 13/11 nos perfis de Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)  do Teatro Castro Alves (@teatrocastroalvesoficial) da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca) e das instituições parceiras Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia), Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (@ighbahia), do Palacete das Artes (@palacetedasartes) e do Museu de Arte da Bahia (@museudeartedabahia), de modo que as cameratas sigam levando música para o público destes espaços.  Já entre os dias 17 e 20/11 será exibido, nos mesmos perfis ne Instagram,  vídeo da camerata Opus Lumen interpretando o 3º e o 4º movimentos da “Suíte Latino Americana para Quinteto de Sopros”, de Ernst Widmer, compositor suíço radicado na Bahia.

CINECLUBE OSBA: a obra de Saint-Saëns (1835-1921)  tem destaque no Cineclube OSBA em novembro que escolheu o filme “Moonrise Kingdom, de Wes Anderson (2012), comédia que se passa nos anos 1960 nos Estados Unidos que conta a história de dois adolescentes incompreendidos que decidem fugir juntos e possui o compositor francês na trilha musical.  Na versão virtual do cineclube, que acontece desde julho de 2020, o público assiste em casa a obra indicada e a OSBA promove posteriormente um bate-papo acerca do filme. Saiba onde assistir no site Just Watch https://www.justwatch.com/brA live debate acontece online no dia 17 de novembro às 19h, com transmissão ao vivo no canal de YouTube da OSBA (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia) e contará com a participação de Jéssica Albuquerque,  contrabaixista da OSBA; e Euro Azevedo,  professor e pesquisador do Laboratório de Análise Fílmica da UFBA, parceiros da Sinfônica da Bahia neste projeto.

 

ACADEMIA VIRTUAL DE MÚSICA: A academia de música da Sinfônica da Bahia que teve início em outubro  com 50 alunos de todo o Brasil, realiza neste mês de novembro Masterclasses de instrumentos de cordas, madeiras metais e percussão abertas ao público. As inscrições serão realizadas entre 08 e 13 de novembro através do link: https://bit.ly/masterclassesacademiaSerão oferecidas 30 vagas para cada instrumento, com aulas realizadas pelos músicos da OSBA, via plataforma de videoconferência Zoom, conforme datas indicadas: CORDAS –  16/11 ( Masterclass de Violino, com Priscila Rato e Masterclass de Viola,  com Serghei Iurcik); 17/11 ( Masterclass de Violoncelo, com Thomaz Rodrigues); MADEIRAS –  18/11 (Masterclass de Oboé, com Gabriel Marcaccini); 19/11 ( Masterclass de Flauta, com Lucas Robatto e Tota Portela); 23/11 ( Masterclass de Clarinete, com Pedro Robatto e masterclass de Fagote, com Jean Marques); METAIS – 24/11 ( Masterclass de Trompa com Dayanderson Dantas e  Masterclass de Trompete, com Heinz Schwebel); 29/11 (Masterclass de Trombone, com Michele Girardi e Masterclass de Tuba, com Renato Costa Pinto); 30/11 ( Masterclass de Sax, com André Becker);

PERCUSSÃO – 30/11 ( Masterclass de Percussão, com Paulo Zorzetto).

A Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), criada em 30 de setembro de 1982, é um corpo artístico do Teatro Castro Alves e que teve seu processo de publicização consolidado em abril de 2017. Desde então, a Associação Amigos do Teatro Castro Alves (ATCA) – entidade sem fins lucrativos qualificada como Organização Social (OS) – realiza a gestão da OSBA, que permanece como corpo artístico público, sendo mantida com recursos diretos do Governo do Estado da Bahia, através da sua Secretaria de Cultura (SecultBA).

SERVIÇO | CONFIRA A PROGRAMAÇÃO DA OSBA EM NOVEMBRO/2021

12/NOV – OSBA & CRISTIAN BUDU

Transmissão no YouTube da OSBA (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia)

Horário: 20h

Regente: Carlos Prazeres

Solista: Cristian Budu (piano)

Programa:

SERGEI RACHMANINOFF – Concerto para piano nº 2 em Dó menor, Op.18 (32’)

21/NOV – SARAU FLIPELÔ

Horário: 17h

Local: Praça Pastores da Noite, Pelourinho

Regente: Carlos Prazeres

Solistas: Lucas Robatto e Tota Portela (flautas)

Participação especial: Xangai (a confirmar)

Instrumentação geral: 2 flautas, clarineta  – zabumba, triângulo – cordas (5/4/4/3/2)

Programa:

ERNANI AGUIAR – Instantes II “de Prados”

ERNANI AGUIAR – Quatro Momentos nº 3

ERNST WIDMER – As Quatro Estações do Sonho, Op. 129

GUERRA PEIXE – Mourão

LUIZ GONZAGA – Asa Branca

J. M. WISNIK/G. DE MATTOS – Mortal Loucura (arr: Marcelo Caldi)

25/NOV – OSBA NA FRANÇA

Horário: 20h

Local: Sala Principal TCA

Regente: Carlos Prazeres

Solista: Francisco Roa (violino)

Programa:

CLAUDE DEBUSSY – Prélude à “L’après-midi d’un faune”

CAMILLE SAINT-SAËNS –  Havanaise, op.83

CAMILLE SAINT-SAËNS – Introdução & Rondo capriccioso, op.28

MAURICE RAVEL – Pavane pour une infante défunte

GABRIEL FAURÉ – Pavane, op.50

GABRIEL FAURÉ – Pelléas et Mélisande, op.80: Suite

30/NOV – LIVE OSBATALKS

Transmissão no canal da OSBA no Youtube (www.youtube.com/OSBAOrquestraSinfonicadaBahia)

Horário: 19h

Participantes: Carlos Prazeres e Muniz Sodré

Tema: Dom Quixote (Miguel de Cervantes e Richard Strauss)

EXTENSÃO.OSBA

17/NOV – CINECLUBE OSBA

Live debate do filme “Moonrise Kingdom” ( 2012), de Wes Anderson

Horário: 19h

Debatedores: Jéssica Albuquerque (contrabaixista da OSBA), Euro Azevedo ( Pesquisador do LAF/UFBA)

Live debate transmitido ao vivo no canal da OSBA no Youtube

CAMERATAS NA QUARENTENA

10 a 13/NOV – CAFÉ COM AS CAMERATAS #DROPS ( vídeo musical)

QUADRO SOLAR interpreta “Andante” do London Trio nº 1, de Haydn

Datas e locais de exibição:

10/11 (quarta-feira) – Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

11/11 (quinta-feira) – Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)

– Instagram da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)

12/11 (sexta-feira) – Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia)

– Instagram do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (@ighbahia)

13/11 (sábado)  –  Instagram do Palacete das Artes ( @palecetedasartes)

Instagram do Museu de Arte da Bahia (@museudeartedabahia)

17 a 20/NOV – CAFÉ COM AS CAMERATAS #DROPS ( vídeo musical)

OPUS LUMEN interpreta Suíte Latino Americana para Quinteto de Sopros, de Ernst Widmer (3o movimento – “PUEBLO, MI PUEBLO” e 4o movimento – “ABREME LA PUERTA”)

17/11 (quarta-feira) – Instagram da OSBA (@orquestrasinfonicadabahia)

18/11 (quinta-feira) – Instagram do TCA (@teatrocastroalvesoficial)

– Instagram da Associação Amigos do Teatro Castro Alves (@amigostca)

19/11 (sexta-feira) – Instagram do Museu Geológico da Bahia (@museugeologicodabahia)

– Instagram do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (@ighbahia)

20/11 (sábado)  –  Instagram do Palacete das Artes ( @palecetedasartes)

Instagram do Museu de Arte da Bahia (@museudeartedabahia)

CAFÉ COM AS CAMERATAS (presencial)

Local: Foyer do TCA

Horário: 8h15 às 9h

10/11/2021, quarta – Apresentação (ensaio aberto) da Quarteto Novo

24/11/2021, quarta – Apresentação (ensaio aberto) da Bahia Cordas

ACADEMIA VIRTUAL DA OSBA

MASTERCLASSES PÚBLICAS

Inscrições entre 08 e 13 de novembro em: https://bit.ly/masterclassesacademia

CORDAS

16/NOV, 18h – Masterclass de Violino, com Priscila Rato

16/NOV, 20h – Masterclass de Viola, com Serghei Iurcik

17/NOV, 18h – Masterclass de Violoncelo, com Thomaz Rodrigues

MADEIRAS

18/NOV, 20h – Masterclass de Oboé, com Gabriel Marcaccini

19/NOV, 20h – Masterclass de Flauta, com Lucas Robatto e Tota Portela

23/NOV, 18h – Masterclass de Clarineta, com Pedro Robatto

23/NOV, 20h – Masterclass de Fagote, com Jean Marques

METAIS

24/NOV, 18h – Masterclass de Trompa, com Dayanderson Dantas

24/NOV, 20h – Masterclass de Trompete, com Heinz Schwebel

29/NOV, 18h – Masterclass de Trombone, com Michele Girardi

29/NOV, 20h – Masterclass de Tuba, com Renato Costa Pinto

30/NOV, 20h – Masterclass de Sax, com André Becker

PERCUSSÃO

30/NOV, 18h – Masterclass de Percussão, com Paulo Zorzetto

Compartilhar:

Mais lidas