Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Escola Pública de Salvador recebe o projeto Biblioteca Dinâmica

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
attachment
?Democratizar a leitura, dar acesso a clássicos da literatura brasileira e transformar a escola em um local de convivência para comunidade. Esse é o objetivo do projeto Biblioteca Dinâmica que inaugura nesta segunda-feira, 27, às 14h, o primeiro espaço em Salvador, no Colégio Leopoldo dos Reis, no bairro Dois Leões.

Para a inauguração, os estudantes estão preparando apresentações em homenagem ao Dia da Consciência Negra com leitura de poemas, textos literários, musicais e teatrais. A primeira Biblioteca foi inaugurada dia 20, no Colégio Estadual Alaor Coutinho, situado em Praia do Forte, no município de Mata de São João.

Promovido pelo Instituto Educare, com patrocínio do Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura e com apoio da CCR Metrô Bahia, o projeto traz um acervo inicial de 500 livros de diversos títulos selecionados exclusivamente para o público frequentador. “A doação desse bem é reafirmação do compromisso do Instituto CCR e da CCR Metrô Bahia com projetos e ações socioambientais não apenas em nosso entorno, pois expandimos a cada dia nosso legado por toda a cidade de Salvador e região metropolitana”, afirma Alvaro Britto, Relações Institucionais da CCR Metrô Bahia. O espaço pretende ser um multiplicador de conhecimento, trazendo a comunidade para dentro da escola.
Além dos livros, o projeto traz uma mensagem latente de educação ambiental ao propor um espaço todo produzido com pallets e placas de material reciclado (compostas por aparas de tubos de creme dental e embalagens), e por uma bicicleta interativa geradora de energia alternativa. “A bicicleta é uma forma de causar um impacto de conscientização socioambiental nos estudantes e incentivar o estudo de ciências nas escolas, além de ser um atrativo para o espaço de leitura”, revela André Brasileiro, coordenador do Instituto Educare.
Deste modo, pensando na ambiência de espaços de leitura – afinal não há texto sem contexto –, com a Biblioteca Dinâmica, será possível garantir o acesso aos livros, bem como o estímulo ao fazer artístico por meio da literatura; além de permitir que os usuários contem com um expediente estimulante, interativo e que responde às necessidades humanas de interação social com vistas à construção de leitores de mundo. O projeto teve a consultoria técnica da historiadora Kátia Rocha e do presidente do Instituto Educare, Jonar Brasileiro.
Instituto Educare
O Instituto Educare é uma entidade de direito privado sem fins lucrativos de natureza cultural, além de prestar consultoria e assessoria a empresas e entidades representativas do terceiro setor em Salvador. Como produtora cultural, realiza projetos voltados à educação, sustentabilidade, formação de leitores e novas plateias por meio da implantação de bibliotecas e cinemas.
Instituto CCR
O Instituto CCR nasce para qualificar e estruturar a gestão dos projetos apoiados pelo Grupo, para ampliar a transparência no uso dos recursos aplicados nos projetos diretos e incentivados e tem o desafio de fomentar e democratizar o acesso a cultura. O Instituto CCR é uma organização privada, sem fins lucrativos, qualificada como OSCIP – Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público, que visa ampliar a excelência de sua prestação de serviço e a sua percepção positiva dos principais públicos com os quais se relaciona. Abrir caminhos que levem ao desenvolvimento sustentável e socioeconômico do Brasil, é o papel do Instituto CCR.
Serviço:
Biblioteca Dinâmica
Quando: 27 de novembro, às 14h
Onde: Colégio Leopoldo dos Reis (Rua General Argolo, 01- Dois Leões, Salvador/BA)
Compartilhar:

Mais lidas