Escritor baiano promove lançamento de livros e revista em Cabo Verde na África
O presidente da União Baiana de Escritores (UBESC), o jornalista, escritor e editor brasileiro Roberto Leal se encontra em Praia, ilha de Santiago, capital de Cabo Verde, na África, para uma maratona de eventos literários e trabalho social que começa com o lançamento do seu livro C’alô & Crônicas Feridas – 3ª edição esgotada e da revista de Literatura Òmnira, que conta com a participação de autores contemporâneos de Cabo Verde, dentre eles: Adilson Spinola, Carlos Fortes, Dai Varela, Gilson Ferreira, Macrina Alfama e o grande poeta guerrilheiro Amilcar Cabral. A sessão de autógrafos será realizada dia 28 de outubro, às 18h30, na Biblioteca Nacional de Cabo Verde.
Roberto Leal ministrou no dia 20/10, a palestra “A Importância do Incentivo a Leitura no Ensino”, na Escola Nova Presidência (OPEP 1), no bairro que leva o nome de Brasil, na localidade de Achada Santo Antônio. Entre as ações de promoção da literatura baiana, Leal visitará crianças para um bate papo e contação de história na Escolinha Arco Iris, quando desenvolverá atividade educativa e doará livros infantis de autores associados da UBESC, dentre eles: Darcy Brito, Iray Galrão, Lucas Iury, Ítalo Vasconcelos, Neuza de Brito Carneiro, Palmira Heine e Terezinha Passos. Também fará doação de livros de autores baianos, como: Maria Prado de Oliveira, Germano Machado e Manoel Porto Lima, as Bibliotecas locais incluindo o Centro Cultural Brasil Cabo Verde, Biblioteca Nacional de Cabo Verde e a SOCA-Sociedade Caboverdiana de Autores.
A UBESC através de seu presidente desenvolve um trabalho de intercâmbio literário com países de África de Língua Portuguesa, levando atividades, lançamentos, revelando novos autores, formação básica em criação literária e selecionando originais para futuras edições da Revista de Literatura Òmnira, que é editada por Roberto Leal, em Salvador/BA. Os eventos tem o apoio da SOCA e do Movimento Kutanga (Angola) do qual Roberto Leal é o fundador.
Leal ainda nessa turnê visitará Bissau, capital da Guiné-Bissau, onde fará contato para uma possível temporada de trabalho naquele país, quando estará intensificando o intercâmbio que privilegiará os países do PALOP – Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. “O objetivo está sendo alcançado dentro das possibilidades que regem as dificuldades de se promover um intercâmbio como esse”, disse satisfeito com os resultados do seu trabalho.