Espetáculo Contos de Azeviche será apresentado em Cachoeira, Recôncavo da Bahia
O espetáculo Contos de Azeviche tem suas últimas apresentações gratuitas, em Salvador, nesta sexta (31/05) e sábado (1º/06), 19h30, no auditório do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/UFBA), no bairro do Dois de Julho, Centro da Cidade. Com música, dança e contos afro-brasileiros, a peça destaca a rica contribuição cultural do continente africano, destacando os saberes e mitologias da África.
A histórica cidade de Cachoeira, no Recôncavo da Bahia, recebe o espetáculo na próxima semana. As apresentações na cidade acontecem no Cine Teatro Cachoeirano, dias 07 e 08 de junho, sexta e sábado, 20h. No dia 08, às 15h, haverá também uma apresentação especial para a comunidade do Terreiro Caboclo Guarani de Oxóssi, localizado no Alto do Rosarinho nº 23, Rua Guarani. Todas as apresentações serão gratuitas, com debates ao final de cada sessão.
Contos de Azeviche é resultado de intensa pesquisa sobre a cultura africana, em especial a música e o teatro negros, coordenada pelo professor da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia, Érico JosÉ, responsável pela encenação, baseada em contos afro-brasileiros que valorizam a riqueza cultural de origem africana.
O elenco é formado por estudantes pesquisadores da UFBA que atuam, cantam e tocam instrumentos em cena: as atrizes Juliete Nascimento e Lailane Dorea; os atores Matheus Cardoso e Victor Edvani; e as musicistas Emillie Lapa e Natalyne Santos, que além da direção musical da peça, criaram canções originais, executadas ao vivo, por elas próprias, durante o espetáculo. A produção e co-encenação é de Ana Paula Carneiro.
O projeto Contos de Azeviche foi contemplado pelos editais ProCeao Ufba 1/2017 e PibiArtes2017/2018, o que proporcionou que toda a equipe aprofundasse uma pesquisa sobre as heranças africanas para a arte e a cultura brasileiras.
SERVIÇO
Contos de Azeviche fica em cartaz dias 31/05 e 1º/06 (sexta e sábado), 19h30, no Auditório Milton Santos do Centro de Estudos Afro-Orientais (CEAO/Ufba), no Dois de Julho, Centro de Salvador; e dias 07 e 08 de junho(sexta e sábado), 20h, no Cine Teatro Cachoeirano, Cachoeira. Dia 08, 15h, apresentação especial para a comunidade do Terreiro Guarani de Oxóssi, localizado no Alto do Rosarinho nº 23, Rua Guarani.
Todas as apresentações são gratuitas.
Informações para a imprensa: André Santana (jornalista DRT 2226). 98873-7047 / 99205-5179 (what´s app)
Ficha Técnica
Encenação, adaptação de texto, preparação corporal, e iluminação: Érico JosÉ
Co-encenação, Produção, análise de texto: Ana Paula Carneiro
Contos de Raul Longo, Eliane Brum e Reginaldo Prandi
Direção Musical, composições inéditas e musicistas: Emillie Lapa e Natalyne Santos
Elenco: Juliette Nascimento, Lailane Dorea, Matheus Cardoso e Victor Edvani
Programação Visual: Heraldo de Deus
Operação de luz: Telma Gualberto
Assessoria de Imprensa: André Luís Santana
Figurino: Ana Paula Carneiro e Érico JosÉ
Costureira: Sarai Reis
Maquiagem: Lailane Dórea
Adereços: Gael Lira e Ana Paula Carneiro
Fotografia: Heraldo de Deus e Diney Araújo
Músicas
Músicas de Jongo
Mestre Jefinho do Tamandaré e Amendoim.
Aie Ntooto Nilé
Sérgio Souto