Espetáculo “Do Outro Lado do Mar” realiza apresentações gratuitas no Espaço Cultural da Barroquinha
Com sessões marcadas para os dias 15, 17 e 18 de janeiro, às 19h, a montagem integra a programação da segunda edição do Curto Circuito das ArtesO espetáculo “Do Outro Lado do Mar” retorna aos palcos de Salvador para três apresentações gratuitas no Espaço Cultural da Barroquinha nos dias 15, 17 e 18 de janeiro (quarta, sexta e sábado), às 19h. Com texto da dramaturga salvadorenha Jorgelina Cerritos e direção de Marcio Meirelles, a montagem tem no elenco Andréa Elia e Edu Coutinho e já foi vista por 5 mil espectadores em mais de 50 apresentações. O espetáculo aborda questões contemporâneas como identidade, exclusão social e as barreiras impostas pela burocracia, combinando uma encenação dinâmica que explora recursos audiovisuais para criar uma experiência visualmente imersiva. As apresentações especiais de verão tem os recursos de acessibilidade audiodescrição (17/1) e intérprete de libras (18/1) e integram a programação da segunda edição do Curto Circuito das Artes. VÍDEO do espetáculo (LINK)
O Curto Circuito das Artes, realizado pela Fundação Gregório de Mattos (FGM), Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Funarte, Ministério da Cultura, Governo Federal, chega aos espaços culturais de Salvador entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025, com uma programação vibrante e diversificada. Com o objetivo de dinamizar a cena cultural da cidade, o evento traz espetáculos, exposições e residências artísticas que promovem inclusão, diversidade e acesso à cultura. A iniciativa promete envolver e inspirar o público de todas as idades, fortalecendo a conexão com as artes de maneira autêntica e transformadora.
Na trama do espetáculo “Do outro lado do mar”, uma funcionária pública, isolada em um balcão de atendimento numa praia deserta, vive uma rotina de espera. Sua monotonia é interrompida por um jovem pescador que, sem nome ou sobrenome, busca um documento que comprove sua existência. A partir desse encontro, a obra tece uma reflexão profunda e poética sobre as fronteiras que criamos — sejam burocráticas, sociais ou emocionais.
A montagem recebeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de melhor cenografia (Marcio Meirelles) em 2022, por sua temporada no Rio de Janeiro, e entrou na lista dos melhores espetáculos do ano de 2021 pelo site Palco Paulistano nas categorias espetáculo, ator (Edu Coutinho) e direção (Marcio Meirelles), por sua temporada virtual. O texto rendeu à autora Jorgelina Cerritos o prêmio internacional Casa de las Américas de melhor dramaturgia no ano de 2010. Primeira versão em língua portuguesa da obra, “Do outro lado do mar” é uma realização do Teatro Vila Velha, Teatro dos Novos e Toró Teatro.
O Teatro Vila Velha é mantido com recursos do Fundo de Cultura da Bahia, Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, através do Edital de Apoio a Ações Continuadas de Instituições Culturais.
Sobre o Curto Circuito das Artes
A 2ª edição do festival Curto Circuito das Artes é uma realização da Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (SECULT), a partir de convênio com a FUNARTE, Governo Federal.
Serviço
Espetáculo: Do Outro Lado do Mar
Texto: Jorgelina Cerritos
Direção: Márcio Meirelles
Elenco: Andréa Elia e Edu Coutinho
Datas e locais:
Espaço Cultural Barroquinha
15, 17 e 18/01 (quarta-feira, sexta-feira e sábado), às 19h
Ingressos gratuitos, distribuídos no local 1h antes de cada apresentação
Classificação indicativa: Livre
Acessibilidade:
Sessão com audiodescrição no dia 17/1
Sessão com intérprete de libras no dia 18/1
Ficha Técnica
texto JORGELINA CERRITOS
tradução EDU COUTINHO com a colaboração de MARCIO MEIRELLES
revisão da tradução RITA ROCHA
elenco ANDRÉA ELIA . EDU COUTINHO
cenário . figurino . desenho de luz. encenação MARCIO MEIRELLES
assistência de direção CAIO TERRA e CLARA TROCOLI
colaboração no desenho de luz . operação de luz MARCOS DEDE
música CAIO TERRA . RAMON GONÇALVES
tema da sereia TATO TABORDA
trilha sonora ao vivo RAMON GONÇALVES
produção audiovisual . operação de vídeo RAFAEL GRILO
arte gráfica RAMON GONÇALVES
produção EDU COUTINHO . CLARA TORRES
realização TORÓ TEATRO . COMPANHIA TEATRO DOS NOVOS . TEATRO VILA VELHA