Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Estátua da Deusa Flora é restaurada e devolvida à população

1 minutos de leituraModo Leitura
DeusaFlora_restaurada_20161

Em 1920, a estátua da Deus Flora já enfeitava o Jardim de Nazaré, na capital baiana. Em torno de 1959, esse monumento dedicado à primavera foi realocado para a Praça Tomé de Souza, seguindo para Praça Dona Flora / Nossa Senhora da Assunção -Pituba já no final do século 20, onde já se apresentava bastante degradada pela ação do tempo como descascamento da pintura, fissuras e corrosão.

A bela escultura neoclássica é do célebre artista francês Mathurin Moreau (1822-1912) e foi fundida na França, naVal d’Osne, em 1876. Flora tem 3,10 m de altura e diâmetro de base de aproximadamente 0,80 m, foi concebida como uma estátua decorativa para fontes ornamentais e possivelmente decorou um dos chafarizes de Salvador na segunda metade do século 19.

No dia 06 de dezembro de 2016 a escultura foi devolvida á população, totalmente restaurada, pela Fundação Gregório de Mattos, órgão vinculado à Secult, Prefeitura Municipal de Salvador, com trabalhos realizados pela empresa Dolmen Restauro e Decorações Ltda.

Compartilhar:

Mais lidas