Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Estudante da UFRB é premiado no Festival de Cannes

2 minutos de leituraModo Leitura
Rodrigo_Rybeiro

O curta-metragem Cantareira, do paulista Rodrigo Rybeiro foi premiado na 74ª edição do Festival de Cannes 2021, realizada de 6 a 17 de julho, na França, empatado, no terceiro lugar da mostra competitiva reservada a estudantes, a Cinéfoundation.

O filme brasileiro aborda questões socioambientais a partir da vivência de um jovem, dividido entre o

campo e a cidade. O estudante dividirá os 7.500 mil euros da premiação com o romeno Love stories on the move, de Carina-Gabriela Dasoveanu.L´enfant salamandre, do belga Théo Degen, e Cicada, de Yoon Daewoen (Coreia do Sul), conquistaram, respectivamente, a primeira e a segunda colocação.

Rodrigo Rybeiro, 25 anos, cursa o segundo semestre de Cinema na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), em Cachoeira. O filme premiado é o seu trabalho de conclusão do curso de técnico em direção cinematográfica, da Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo, que terminou em 2019. Ele assina o roteiro, direção, montagem e até desenho de som da obra e ficou entre os 17 finalistas, do total de 1835 inscritos vinculados a 490 escolas de cinema.

Sobre a inspiração para o enredo Rodrigo diz que partiu de sua experiência quando viveu no centro de São Paulo, aos 16 anos, vindo da Serra da Cantareira, no norte paulistano. Levou em conta também a vivência dos migrantes que conheceu e os contrastes entre a vida no campo e na cidade.

“Foi um grande aprendizado para todo mundo, uma escola muito forte de produção, eu acho que esse prêmio só vem para brindar tudo que a gente se dedicou, tudo que a gente botou o coração para fazer”, afirmou;

Por Cláudia Correia

Compartilhar:

Mais lidas