Estudantes analisam limite entre piadas e buylling
Até onde se poder ir para ser engraçado? O que é uma piada de mau gosto? Quando o humor pode serpreconceituoso e discriminatório? Pensando nesses questionamentos, no próximo dia 02, a partir das 10h30, adolescentes de 14 a 15 anos terão um aulão com a médica e terapeuta Kátia Leone e a jornalista Naiana Ribeiro no Colégio Integral. A atividade tem a professora Carol Silveira como responsável pelo encontro.
O objetivo do aulão é aprofundar a discussão a respeito do limite do riso. Até onde o cômico pode se transformar em preconceito, discriminação e ofensa. Toda a discussão será feita a partir do documentário brasileiro O riso dos outros (2012), dirigido por Pedro Arantes.
Nessa obra, é refletido o direito da liberdade de expressão humorística irrestrita e absoluta de um lado e, do outro, o dever de respeitar limites para fazer humor, caricaturar, ironizar, desconstruir e, no nível mais pesado, insultar o outro: o ‘diferente’.
A terapeuta Kátia Leone vai fazer a ligação entre o documentário apresentado em sala e discutir os aspectos de preconceito, discriminação e Buylling que o gênero stand up pode apresentar. Já a jornalista militantecontra a gordofobia, Naiana Ribeiro, vai falar com os alunos sobre o preconceito contra o “diferente”.
Serviço
Aulão com a médica e terapeuta Kátia Leone e a jornalista Naiana Ribeiro
Data: 02/04 (terça-feira)
Horário: 10:30
Onde: Colégio Integral
adolescentes de 14 a 15 anos
Endereço: Av. Fernando Menezes Goés, 570, Pituba