Estudantes da rede pública ganham intercâmbio para Portugal
Viajar até Portugal e, durante dez dias, vivenciar experiências e refazer os caminhos que a família real e a corte portuguesa percorreram antes da chegada ao Brasil, em 1808. Essa será a oportunidade dada a estudantes do oitavo ano da rede municipal de ensino de Salvador selecionados pelo projeto ‘Era uma Vez… Brasil’.
Depois de seis meses de atividades, o projeto de arte-educação chega à sua terceira etapa e anunciará amanhã, terça-feira (29), às 19h30, no Teatro Gregório de Matos, os estudantes que irão para o intercâmbio na Europa em novembro.
Os estudantes selecionados passarão dez dias em Lisboa-Portugal aprendendo história na prática, visitando locais e monumentos fundamentais para o entendimento da história do Brasil. Nessa segunda edição, o número de estudantes inscritos em todo o país foi quatro vezes maior do que em 2016. Na Bahia, são mais de 62 escolas municipais mobilizadas, sendo 44 em Salvador e 18 em Mata de São João. Além dos alunos, dois professores de História das redes municipais de ensino das duas cidades também viajarão.
‘Era Uma Vez… Brasil’
O projeto de arte-educação é voltado para adolescentes do oitavo ano da rede pública municipal de ensino que acontece pelo segundo ano consecutivo nas cidades de Salvador (BA), Mata de São João (BA), Lençóis Paulista (SP), Macatuba (SP) e Belo Jardim (PE).
O tema do projeto é a chegada da família real e da corte portuguesa ao Brasil, tendo como base o livro 1808, do escritor Laurentino Gomes. Criado pela Origem Produções, o ‘Era uma Vez… Brasil’ é um programa de atividades que tem o objetivo de colaborar com o desenvolvimento da cultura nacional, promovendo o enriquecimento dos alunos envolvidos por meio do contato com diferentes linguagens artístico-culturais.
Com patrocínio de Baterias Moura, Usina São José da Estiva e Tivolli Eco Resort, o projeto conta com apoio do Ministério Da Cultura, através da Lei Rouanet, e parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, por meio das Secretarias de Educação e de Cultura, Fundação Gregório de Matos, Embaixada de Portugal no Brasil, Consulado Geral de Portugal em Salvador, Gabinete Português de Leitura, Instituto Camões e Cátedra Fidelino de Figueiredo.
Sugestão de fontes:
Marici Vila – diretora executiva Origem Produções_realizadora do projeto
Alunos selecionados
Representante Sec. de Educação – Prefeitura Municipal de Salvador