Estudantes do Colégio Integral testam prancha sustentável na praia da Barra
Uma iniciativa educacional que alia esporte e conscientização ambiental, através de um projeto que irá levar, no dia 22 de abril, alunos do Ensino Médio do Colégio Integral à praia da Barra. Os jovens, com idades entre 15 e 16 anos, irão utilizar pranchas de stand up feitas de garrafas pet, como atividade de encerramento do Projeto Prancha Sustentável.
Dentre os objetivos a serem alcançados, os estudantes irão planejar, projetar e construir um stand up paddle, utilizando como material as garrafas pet. Eles irão construir ainda um remo para uso junto com a prancha. Conforme explica a coordenação da escola, diferentemente da reciclagem, a reutilização de um material não o coloca em um novo ciclo de produção, mas sim o reaproveita para outras finalidades. A reutilização implica em dar uma nova função para um material, combatendo, também, o desperdício. A partir da atividade prática, portanto, os alunos irão aprender que através da reutilização, podemos colaborar com a gestão do lixo e reduzir a exploração de recursos naturais, já que evita o consumo de produtos.
O Colégio Integral pretende, a partir do projeto, estimular a discussão a respeito de ações e atividades que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro daspróximas gerações. “A sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Portanto, os alunos aprendem que Reduzir, reutilizar e reciclar são as principais ações em busca de um mundo e uma vida mais sustentável”, explica a coordenadora Vânia Azevedo.