Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Evento ambiental reúne especialistas de todo o Brasil para discutir a importância das abelhas

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Genna_Souza_

Alguns dos maiores especialistas em meio ambiente do Brasil vão participar do Seminário Agrotóxicos e Mortandade de Abelhas: Consequências para a Vida, realizado pelo Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos, Transgênicos e Pela Agroecologia (FBCA). O evento virtual acontece nesta quarta-feira, 18 de agosto, na plataforma Zoom, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Em pauta, os problemas causados pelos agrotóxicos nas abelhas, nas comunidades e ecossistemas relacionados à apicultura e à meliponicultura, no estado da Bahia.

Estarão no seminário, Luciana Khoury, promotora de Justiça e Meio Ambiente, coordenadora do FBCA e do programa Fiscalização Preventiva Integrada (FPI), que monitora atividades que promovem a degradação do rio São Francisco;  Genna Sousa, bióloga, pesquisadora e coordenadora do Setor de Meliponicultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), uma das maiores especialistas em abelhas sem ferrão do mundo; Rejane Peixoto Noronha, médica veterinária, fiscal estadual agropecuário da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) e coordenadora do Programa Estadual de Sanidade das Abelhas; Leonardo Ferreira Pillon, advogado e conselheiro do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável do Rio Grande do Sul (CONSEA-RS); Márcio Pires de Oliveira, bacharel em Engenharia Agronômica pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), técnico em Agropecuária; Lionel Segui Gonçalves, especialista em Abelhas Africanizadas, genética e melhoramento, varroatose (doença das abelhas por parasito), inseminação instrumental e apicultura; e Cleber Folgado, advogado Ambientalista, membro do Fórum Nacional de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Transgênicos (FNCIAT), assessor técnico jurídico de Promotoria Regional Ambiental no Ministério Público da Bahia e pesquisador da legislação de agrotóxicos.

“As abelhas são as polinizadoras da vida. Com esse debate, objetivamos promover uma reflexão conjunta e proposições de mudanças deste grave quadro, onde apresentaremos um formulário que foi criado para denúncias e apoio aos criadores de abelhas”, reforça Luciana Khoury.

Programação do Seminário Agrotóxicos e Mortandade de Abelhas: Consequências para a Vida

Data: 18 de agosto de 2021, quarta-feira

Manhã

9h – 9h20: Apresentação FBCA (recepção)

9h20 – 9h40: Lançamento do livro Meliponicultura Básica, de Genna Souza

9h40 – 10h10 – Lionel Segui Gonçalves: Impactos dos agrotóxicos sobre as abelhas

10h10 – 10h30 – Leonardo Ferreira Pillon: Crime de ecocídio e mortalidade de abelhas por agrotóxicos

10h30 – 11h30: Debate

Tarde

13h30 – 13h50 – Marcio Pires: Relato de experiência de impactos dos agrotóxicos sobre as abelhas

13h50 – 14h10 – Genna Souza: Criação de Abelhas na Bahia e impactos dos Agrotóxicos

14h10 – 14h30 – Rejane Peixoto (ADAB): Orientação para registro dos apiários dos apicultores e meliponicultores

14h30 – 15h – Cleber Folgado: Orientação jurídica diante dos impactos dos agrotóxicos sobre as abelhas e apresentação de formulário de denúncia do FBCA sobre o tema.

15h – 16h: Debate e encaminhamentos

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *