Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Evento promovido pelo pesquisador Paulo Miguez acontece no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Paulo_Miguez

“Cultura e Desenvolvimento” é o tema da conferência que o vice-reitor da Universidade Federal da Bahia, Paulo Miguez, promove nesta quarta (15), às 17h, no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Durante o encontro, aberto ao público, o professor vai abordar a singularidade de que desfruta a cultura na circunstância contemporânea e, em especial, a sua condição de eixo estratégico para uma reinvenção da noção de desenvolvimento. O projeto tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 

 

Doutor em Comunicação e Cultura Contemporânea, Paulo Miguez também é professor do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da UFBA e do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, da mesma instituição. Foi assessor especial do então ministro Gilberto Gil e secretário de Políticas Culturais do Ministério da Cultura, de 2003 a 2005. Suas principais áreas de interesse são estudos da festa, carnaval, estudos socioeconômicos da cultura e políticas culturais.

Fundado em 13 de maio de 1894, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia é a entidade cultural mais antiga do Estado, com 122 anos de funcionamento ininterrupto, e uma das 15 instituições apoiadas pelo programa Ações Continuadas a Instituições Culturais, iniciativa da  Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA).

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

SERVIÇO:

Conferência do professor Paulo Miguez sobre Cultura e Desenvolvimento
15 de junho, às 17h
IGHB – Avenida Joana Angélica, 43
71 3329 4463
www.ighb.org.br

Mais conteúdo sobre Cultura e Desenvolvimento por Paulo Miguez: http://www.portalseer.ufba.br/index.php/pculturais/article/viewFile/3726/2791

Compartilhar:

Mais lidas