Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Exposição de Hubert Fichte leva foto-filmes ao Panorama Coisa de Cinema

2 minutos de leituraModo Leitura
Exposio_de_Hubert_Fichte

O XIII Panorama Coisa de Cinema irá integrar a programação do projeto Implosão: Trans(relacion)ando Hubert Fichte em Salvador, com a exibição de quatro foto-filmes realizados por Fichte, que era escritor, e a fotógrafa Leonore Mau, dia 9 de novembro, às 19h20, no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha.

As imagens foram realizadas entre 1964 e 1968 durante viagens do casal alemão a diferentes países, onde lançaram um olhar erótico-etnográfico sobre a vida local.

A mostra Hubert Fichte é composta por O Dia de um Estivador Precário (Der Tag eines unständigen Hafenarbeiters), que retrata um estivador por quem o escritor se interessou; A lota e os peixes (Der Fischmarkt und die Fische), registro do cotidiano de pesca na localidade portuguesa de Sesimbra; A Escadaria da Praça de Espanha (Die Spanische Treppe), focado no ambiente das escadarias da Praça de Espanha romana; e Duas Vezes 45 Imagens / Frases de Agadir (Zwei Mal 45 Bilder / Sätze Aus Agadir), parte de uma visita à cidade marroquina de Agadir, devastada por um terremoto oito anos antes.

A exibição será acompanhada do lançamento do livro “Explosão. Romance da Etnologia”, às 17h, no foyer do cinema. Uma das obras mais importantes de Fichte, a publicação da editora Hedra tem tradução de Marcelo Backes. O momento será acompanhado por uma leitura do Coletivo Bonobando (RJ).

Falecido em 1986, Fichte é figura chave do underground  literário alemão dos anos 1960. Sua relação com o Brasil é revelada no compêndio de pesquisas sobre o candomblé e o Tambor de Mina, assim como nas suas cartografias do submundo gay nas metrópoles brasileiras.

A exposição Implosão: Trans(relacion)ando Hubert Fichte será aberta no dia 7 de novembro, no Museu de Arte Moderna da Bahia, seguindo até 17 de dezembro.

O XIII Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece de 8 a 15 de novembro, em Salvador e Cachoeira, com patrocínio da Petrobras; apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura; e apoio institucional da Prefeitura de Cachoeira.

Compartilhar:

Mais lidas