Facetas desconhecidas de Castro Alves ganham debate virtual
O encenador e dramaturgo Edvard Passos participa da mesa redonda “A Teatralidade em Castro Alves”, no próximo dia oito (quinta-feira), às 17h, promovida Academia de Letras da Bahia dentro da programação do Curso Castro Alves. A participação reflete sua pesquisa teórico-prática “Castro Alves: Teatro e Performance”, fruto de seu mestrado no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
(PPGAC/UFBA). Participa também do evento Sergio Farias, que falará sobre “O Lugar do Teatro na História de Amor do Poeta Castro Alves”. A coordenação do debate será da professora Cleise Mendes.
Endereço: https://www.youtube.com/watch?v=JD74lF786dQ
O debate faz parte da programação do Curso Castro Alves, realizado pela Academia de Letras da Bahia até o dia nove de julho, com aulas em formato digital. Cinco mesas redondas serão realizadas ao vivo, assim como palestras e conferências sobre a obra de Castro Alves, mas também sobre temas, autores e obras da literatura baiana. O curso é gratuito e aberto a todos. Para inscrever-se, basta acessar cada live, no horário informado, acompanhar o evento e registrar-se no link da lista de presença. O certificado será fornecido por e-mail.
Castro Alves: Teatro e Performance – Edvard Passos vai apresentar no debate um Castro Alves pouco conhecido : ativista, artista cênico e performer. Mostrará um texto final para a peça de teatro inacabada de Castro Alves, “A Prole dos Saturnos”, encenada em Portugal, no Teatro Castro Alves de Salvador, na Academia Brasileira de Letras do Rio de Janeiro e na Fligê – Feira Literária de Mucugê. Foi quando realizava sua residência artística no norte de Portugal, que Edvard Passos encontrou num texto de Jorge Amado a inspiração para concluir a peça que Castro Alves não teve a chance de terminar. Em meia hora de explanação, ele também fará o relato de uma aventura de três meses na Europa em busca de uma atriz portuguesa para interpretar o papel da Condessa Ema, escrito por Castro Alves para sua musa, a atriz portuguesa Eugênia Câmara. Tudo isso é conteúdo do livro “Castro Alves: Teatro e Performance”, publicado em 2018 pela EDUFBA.
O curso Castro Alves é coordenado pelo escritor Aleilton Fonseca, e tem parceria com o Proge/UEFS e o Projeto CLIC/UNEB, além do apoio do Fundo de Cultura/Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.