Fala Escritor homenageia o centenário de Germano Machado em edição especial na Biblioteca Central da Bahia
O projeto Fala Escritor realiza, nesta quinta-feira, 28 de maio de 2026, uma edição especial dedicada ao centenário de nascimento de Germano Machado (1926–2017), um dos mais importantes intelectuais baianos do século XX. O encontro acontece das 17h30 às 20h, na Biblioteca Central do Estado da Bahia, nos Barris, em Salvador, e reunirá escritores, pesquisadores, artistas e leitores em uma noite de memória, literatura e reconhecimento à trajetória do professor, filósofo, jornalista e fundador do CEPA – Círculo de Estudo Pensamento e Ação.
A edição especial do Fala Escritor contará com participações de destaque, entre elas o jornalista e escritor Ivan de Almeida e o escritor e educadorJosé Abbade, ambos seguidores e discípulos de Germano Machado. Os convidados dialogarão sobre a importância do pensamento e da atuação cultural do homenageado na Bahia contemporânea, além de destacarem como continuam difundindo seu legado intelectual por meio das publicações e projetos editoriais desenvolvidos em suas respectivas editoras.
Em 2026, Germano Machado completaria 100 anos. Reverenciar sua memória é reafirmar a importância de seu legado para a educação, a filosofia, o pensamento crítico e a cultura baiana. Fundador do CEPA, em 1951, movimento cultural e educativo que atravessou décadas promovendo debates, cursos, palestras e atividades artísticas, Germano construiu uma trajetória marcada pela defesa da formação intelectual e pela valorização da literatura e das artes.
Nascido em Salvador, em 28 de maio de 1926, Germano Dias Machado integrou a primeira turma do curso de Jornalismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e lecionou na própria UFBA, na Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e na Escola Técnica Federal da Bahia. Ao longo da vida, colaborou com importantes jornais baianos e nacionais, como A Tarde, Tribuna da Bahia e Tribuna da Imprensa, além de publicar diversas obras voltadas à filosofia, estética, cultura e pensamento social brasileiro.
Autor de livros como A Longo Prazo, Sintetismo: Filosofia da Síntese, Tempo Decorrido e Cosmovisão e Cosmovidência de Rui Barbosa, Germano Machado tornou-se referência para diferentes gerações de escritores, professores e pesquisadores. Seu trabalho também esteve ligado à formação de movimentos culturais independentes e ao incentivo à produção literária de jovens autores baianos.
Além da homenagem, a programação inclui a tradicional Feirinha do Fala, reunindo editoras e autores convidados, apresentações poéticas, microfone aberto e momentos de interação entre artistas e público. O evento reforça o compromisso do Fala Escritor com a preservação da memória cultural e com a valorização de nomes fundamentais da literatura e do pensamento baiano.
Mais do que uma homenagem, a edição de maio propõe um reencontro com a força do pensamento crítico e humanista de Germano Machado, cuja trajetória permanece inspirando escritores, educadores e agentes culturais em defesa da literatura, da educação e da cultura brasileira.
Serviço
Evento: Fala Escritor – Edição Especial Centenário de Germano Machado
Data: Quinta-feira, 28 de maio de 2026
Horário: Das 17h30 às 20h
Local: Biblioteca Central do Estado da Bahia – Rua General Labatut, nº 27, Barris – Salvador/BA
Entrada: Gratuita
