Farsa sobre propinas a 1 dólar por vacina é lição ao país. Por Paulo Moreira Leite
Nada é tao óbvio e previsível, em meio a uma tragédia da dimensão da covid 19, como a montagem de uma operação diversionista, com a evidente finalidade de confundir a população e esconder o comportamento irresponsável dos governantes.
O objetivo de toda narrativa falsa é óbvio – divulgar mentiras e desmobilizar um país que demonstra disposição para reagir e ir a luta por seus direitos.
Como sempre ocorre nas sociedades do espetáculo, o único remédio para se enfrentar uma pandemia de fake news reside numa imprensa capaz de fazer seu trabalho com método e rigor. Tão importante como dar destaque às notícias de impacto é o cuidado em conferir sua consistência.
Não há dúvida de que, neste caso, a imprensa falhou vergonhosamente – ainda que seja necessário aplaudir as vozes que não perderam a lucidez.
Antes da fraude ser desmascarada pela reação implacável da bancada majoritária da CPI, o país conviveu com uma mentira organizada, uma ameaça terrível num país onde o governo Bolsonaro utiliza métodos abertamente fascistas para tentar manter-se em palácio. A farsa foi derrotada, mas seus objetivos permanecem — sabotar a democracia e desmoralizar o jornalismo responsável.
Alguma dúvida?
Paulo Moreira Leite é colunista do 247, ocupou postos executivos na VEJA e na Época, foi correspondente na França e nos EUA
Artigo publicado originalmente em https://www.brasil247.com/blog/farsa-sobre-propinas-a-1-dolar-por-vacina-e-licao-ao-pais