Feira de São Joaquim vira cinema ao ar livre em ação de lançamento do documentário “Pitanga”
Um cinema ao ar livre, aberto ao público, vai movimentar a Feira de São Joaquim (Píer da Feira – Praça de Alimentação) no dia 4 de abril, às 19 horas. Um saveiro ancorado na Baía de Todos os Santos, com velas abertas, servirá de tela de projeção para exibição do trailer do documentário Pitanga, e dos curtas A Feira – Patrimônio Imaterial e O Velho Rei.
O evento integra as ações de lançamento do documentário, que estreia em Salvador (Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha) e nos cinemas de todo o Brasil no dia 6 de abril.
Com direção de Beto Brant e Camila Pitanga, o filme retrata a trajetória de vida do ator Antonio Pitanga e a sua importância para o cinema nacional. A entrada é gratuita!
Promovido pela Obá Cacauê Produções – em parceria com a Fundação Gregório de Matos (FGM) e oSindicato dos Feirantes e Ambulantes de Salvador – o evento é um tributo ao ator soteropolitano Antônio Pitanga, ícone do Cinema Novo. Também visa promover a Feira de São Joaquim como território cultural de Salvador e valorizar os saveiros como patrimônio cultural baiano. O encontro contará com a participação dos atores Antônio e Camila Pitanga, do diretor Beto Brant, do produtor Renato Ciasca, do diretor de arte Xarlô,do presidente da FGM, Fernando Guerreiro, e da sócia-diretora da Obá Cacauê Produções, Fabíola Aquino.
Pitanga (direção: Beto Brant e Camila Pitanga, Duração: 113 minutos, Ano: 2017, Documentário) – O filme investiga o percurso estético, político e existencial do ator que, dirigido por cineastas como Glauber Rocha, Cacá Diegues e Walter Lima Jr., protagonizou momentos de inquietação artística, especialmente no Cinema Novo,com interpretações memoráveis. Também traça um panorama histórico da sua trajetória dedicada à arte, com atuação marcante em mais de 60 filmes. Com estreia em 6 de abril em todo o Brasil, Pitanga foi escolhido pela crítica como Melhor Filme Brasileiro na 40ª Mostra de Cinema de São Paulo e vencedor do Prêmio do Público do Festival de Tiradentes.
Sobre os curtas:
O Velho Rei (direção: Ceci Alves, Duração: 9’, Ano: 2013, Ficção) – A partir de um pedido inusitado de sua filha Cleonice (Jussara Mathias), que vive fora do país, Climério (Antonio Pitanga), passa a gravar tudo o que vê à sua volta, com a câmera enviada por ela, contando uma história através das memórias do passado e o encantamento do presente. Filmado em Salvador e no Rio de Janeiro, o projeto, com produção executiva de Fabíola Aquino,possui um víeis autobiográfico e participou do Concurso de Curtas Rio, Eu Te Amo — Cities of Love, que propõe, como temática, filmes que contem histórias de amor ao Rio de Janeiro.
A Feira – Patrimônio Imaterial (direção: Fabíola Aquino, Duração: 4’48’’, Ano: 2011, Documentário) – O documentário narra as dificuldades vividas pelos feirantes na antiga feira de Água de Meninos, na década de 60, e cinquenta anos depois essa realidade se repete para os três mil comerciantes da Feira de São Joaquim, maior mercado ao ar livre do Brasil. Sua riqueza esta na representação das tradições do povo baiano que encontra na feira o local para sua manifestação cultural.
Serviço:
O Que: Feira de São Joaquim vira cinema ao ar livre em ação de lançamento do documentário “Pitanga”
Quando: 4 de abril de 2017 (terça-feira);
Onde: Píer da Feira de São Joaquim – Praça de Alimentação (área revitalizada);
Entrada gratuita!