Fernando Coelho realiza plantão de autógrafos de “O Livro Vermelho de Xangô” no Pelourinho
No próximo dia 26 de outubro, o Pelourinho, em Salvador, será palco do plantão de autógrafos do jornalista e escritor Fernando Coelho, que apresentará sua obra “O Livro Vermelho de Xangô”. O evento, que terá início às 14h, será realizado no Boteco do Viajante, em frente à Praça Tereza Batista, reunindo importantes figuras da cultura afro-brasileira e contará com um sarau de poesia com poemas do próprio autor, além de uma saudação especial a Xangô.
A chef Takuyra Costa, o empresário Clarindo Silva e o editor Ivan de Almeida recebem Fernando Coelho em uma tarde de celebração da literatura e espiritualidade afro-brasileira. A obra “O Livro Vermelho de Xangô” explora os mistérios do orixá da justiça e do trovão, oferecendo uma imersão na riqueza cultural e espiritual do Candomblé e da ancestralidade africana. O evento também contará com a presença de outras figuras importantes do cenário cultural baiano, ampliando o alcance e a relevância da ocasião.
Fernando Coelho, com 12 livros publicados, ocupa um espaço de destaque na literatura brasileira contemporânea. Em “O Livro Vermelho de Xangô”, publicado pela Cogito Editora, Coelho mergulha nos mistérios do Candomblé e da ancestralidade africana, oferecendo uma visão profunda sobre a espiritualidade dessa tradição. Profundo conhecedor e praticante do Candomblé, Coelho construiu uma relação íntima com o Ilê Axé Opô Afonjá e figuras emblemáticas da cultura baiana, como Pierre Verger, Carybé, Mário Cravo Jr., Mãe Stella de Oxóssi e Mestre Didi, cujas influências enriquecem sua obra.
Segundo o autor, “O Livro Vermelho de Xangô é o resultado de uma promessa que ele fez para a amiga querida Stella de Oxóssi e a Xangô. Não é um livro de receitas sobre candomblé. Os fundamentos e a base tradicional de nossa religião afro-descendente estão no segredo, e assim devem ser mantidos. No livro, ele conta suas andanças nessa mágica cidade da Bahia, traçando um roteiro emocional, como uma pequena reportagem vívida, desde o dia em que o pintor Carybé, depois de uma longa conversa, pediu que ele procurasse Mãe Stella no Ilê Axé Opô Afonjá.
O Livro Vermelho de Xangô resume um sonho que ele teve no quarto desse Orixá maior, na noite em que dormiu sob a proteção dele, já Ogã confirmado de Oxaguiã! O livro, ao final, contesta a violência, o racismo e a ignorância sobre uma religião que vive entre nós desde a primeira metade do século XVI, – hoje massacrada, como antes -, quando os primeiros escravos começaram a ser traficados para o Brasil, no episódio mais estúpido, sangrento e cruel da humanidade: a escravidão negra.”
A programação do evento incluirá a participação de importantes nomes da cultura baiana e será uma oportunidade de imersão nas tradições espirituais e culturais do Candomblé e da ancestralidade africana.
Serviço:
O que: Plantão de Autógrafos de Fernando Coelho – “O Livro Vermelho de Xangô”
Quando: 26 de outubro, a partir das 14h
Onde: Boteco do Viajante, em frente à Praça Tereza Batista, Pelourinho, Salvador
Entrada: Gratuita